Assinar
Desporto

Auriol, Vânia, Ruben, Evelise e Patrícia integram seleção para Superliga de atletismo

Dos quatro atletas leirienses, dois participam pela primeira vez na prova. Patrícia Rodrigues, do GA Fátima, também foi chamada à convocatória.

É um misto de estreias e experiência. Se para Auriol Dongmo, que sagrou-se este ano campeã europeia do lançamento do peso, será a primeira vez no Campeonato da Europa de Nações, na Polónia, a seleção nacional conta com experiências de peso, como é o caso de Vânia Silva, no lançamento do martelo.

É que a atleta olímpica tem, nada mais, nada menos do que 18 presenças consecutivas no lançamento do martelo, desde 1999, é é por isso um destaque na comitiva de 46 atletas lusos.

Às duas atletas de Leiria juntam-se outros dois leirienses: Evelise Veiga no salto em comprimento e Ruben Antunes no lançamento do martelo. Patrícia Rodrigues, atleta sub23 do GA Fátima, especialista em estafeta 4×100 metros, também fará a sua estreia.

O selecionador nacional, José Santos, convocou uma equipa que conjuga a experiência internacional dos atletas com um conjunto de jovens promissores, para o objetivo principal de manutenção na Superliga, à qual Portugal ascendeu em 2019, após o triunfo na Primeira Liga (a divisão secundária), na Noruega.

A Superliga decorre de 29 a 30 de maio, na Polónia, e Portugal terá ainda mais dois campeões europeus de pista coberta em prova, ambos do triplo salto: Patricia Mamona, que tem oito presenças e dois primeiros lugares, e Pedro Pichardo, com uma participação e um primeiro lugar.

O lançador Francisco Belo, que ficou em quarto lugar na final do peso nos Europeus de pista coberta, em Torun, na Polónia, com um novo recorde nacional, ao lançar 21,28 metros, e o velocista Carlos Nascimento, quinto nos 60 metros, são outros dos destaques da comitiva lusa.

Além da lançadora campeã europeia de pista coberta Auriol Dongmo, também o lançador Ruben Antunes, recentemente medalha de bronze na Taça da Europa de Lançamentos, terá a primeira experiência na competição, bem como Patrícia Rodrigues. Para Evelise Veiga fará a terceira participação.

Quem fica este ano de fora do grupo é a lançadora do disco Irina Rodrigues. A participar na prova desde 2010, a leiriense competiu durante sete edições consecutivas mas foi superada, este ano, por Liliana Cá, que já não ia ao Campeonato das Nações desde 2009.

Esta é a terceira participação de Portugal no grupo de elite do atletismo europeu, após a Superliga ter sido criada, em 2009 (em Leiria, com 12 países), e em 2011 (após a subida em terceiro lugar na Primeira Liga) fazendo agora a estreia na competição desde que passou a disputar-se com apenas oito seleções.

– Lista de 46 convocados:

Anabela Neto (Sporting), Auriol Dongmo (Sporting), Carina Vanessa (Sporting de Braga), Catarina Lourenço (Benfica), Cátia Azevedo (Sporting), Cláudia Ferreira (Sporting), Dorothé Évora (Sporting), Evelise Veiga (Sporting), Joana Soares (Jardim da Serra), Lia Lemos (Maia AC), Liliana Cá (Novas Luzes), Lorene Bazolo (Sporting), Marta Onofre (Sporting), Olímpia Barbosa (Sporting), Patrícia Mamona (Sporting), Patrícia Rodrigues (GA Fátima), Rivinilda Mentai (Benfica), Rosalina Santos (Sporting), Salomé Afonso (Sporting), Susana Francisco (Sporting de Braga), Vânia Silva (Sporting), Vera Barbosa (Sporting), Abdel Larrinaga (GD Estreito), Carlos Nascimento (Sporting), Delvis Santos (Benfica), Diogo Antunes (Benfica), Diogo Ferreira, (Benfica), Diogo Mestre (ADR Água de Pena), Edujose Lima (Sporting), Etson Barros (Benfica), Francisco Belo (Benfica), Frederico Curvelo (Benfica), Isaac Nader (Benfica), Ivo Tavares (Benfica), João Coelho (Benfica), Leandro Ramos (Benfica), Mauro Pereira (CPT Sobral de Ceira), Nuno Pereira (Sporting), Pedro Pablo Pichardo (Benfica), Rafael Jorge (Benfica), Raidel Acea (Benfica), Ricardo dos Santos (Benfica), Rúben Antunes (Sporting), Samuel Barata (Benfica), Tiago Luís Pereira (Sporting) e Victor Korst (Benfica).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados