Assinar
Natação

Beneditense Francisco Santos bate recorde nacional de natação e garante lugar em Tóquio

O atleta estabeleceu nova marca nos 200 metros costas, mas ainda não acredita que conseguiu apuramento para os Jogos Olímpicos

O nadador Francisco Santos, que hoje se qualificou para os Jogos Olímpicos nos 200 metros costas, ainda não acredita “que é real” que tenha carimbado o passaporte para Tóquio2020.

“Ainda não acredito que isto é real. Não tenho mesmo palavras para descrever. […] Não tinha garantias de que tivesse dado [para o apuramento], e aconteceu. Estou mega feliz, não consigo descrever por palavras”, confessou o atleta da Benedita, Alcobaça, em declarações à Lusa.

No Porto, Francisco Santos cumpriu hoje a distância em 1.57,06 minutos, baixando 44 centésimos em relação aos mínimos olímpicos e estabelecendo um novo recorde nacional.

O atleta da Benedita, atualmente a representar o Sporting, já tinha batido o recorde nacional em março Foto: Federação Portuguesa de Natação

Depois de bater o recorde nacional em março, em Coimbra, e de ter estado bem nos Europeus de Budapeste, em maio, com nova marca, sentiu ainda assim que “podia ter dado um bocadinho mais”, conseguindo “o objetivo” agora no Porto.

“Se me dissessem há cinco anos que ia aos Jogos, não acreditava. Mas assim que os anos foram passando, fui acreditando cada vez mais, acreditei até ao fim”, acrescentou.

Aos 22 anos, o atleta vai viver na capital do Japão o que chama uma experiência “impossível de repetir na vida”. “Vou lá ter as provas da minha vida”, garantiu o jovem, que conseguiu a 68.ª vaga lusa nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Num fim de semana fértil em qualificações, o estreante Francisco Santos elevou para sete o contingente luso na natação, um dos mais numerosos já confirmados.

O último a carimbar o passaporte na natação tinha sido José Paulo Lopes, que também assegurou a estreia olímpica com recorde nacional, nos 800 livres, melhorando um tempo que já lhe pertencia, fixando o registo nos 7.52,81 minutos.

Ambos juntar-se-ão a Gabriel Lopes e Alexis Santos, apurados nos 200 metros estilos, a Ana Catarina Monteiro, nos 200 metros mariposa, Diana Durães e Tamila Holub, ambas nos 1.500 metros livres, sendo que esta última tem também presença garantida nos 800 livres.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 realizam-se de 23 de julho a 08 de agosto de 2021.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados