Assinar

Feira do Livro regressa a Leiria com edição adaptada à pandemia e dedicada à ciência

Lotação reduzida, novo horário, workshops científicos e outras novidades marcam a edição deste ano da Feira do Livro, entre 23 e 27 de junho, no Mercado de Santana.

“Somos Ciência com livros!” é o tema escolhido para a nova edição da Feira do Livro, que decorre no Mercado de Santana, em Leiria, entre 23 e 27 de junho, com novas atividades, lotação reduzida e presença de diversos autores nacionais e internacionais.

Anabela Graça, vereadora da Câmara de Leiria (à direita na imagem) e Lino Ferreira, da ACILIS, apresentaram a Feira do Livro de Leiria 2021

Pensado em 2019 – ano da última edição realizada -, o tema surge agora com maior importância, porque a ciência “se reflete muito na nossa qualidade de vida, ao nível do desenvolvimento da saúde e no cruzamento com a leitura”, disse hoje Anabela Graça, vereadora da Educação e da Cultura, na apresentação do evento.

A ciência é o mote para algumas novidades que marcam esta edição: a realização de workshops científicos para jovens, organizados pela Science4you, e a participação especial do escritor José Rodrigues dos Santos e do físico e professor universitário Carlos Fiolhais.

Além da escolha de escritores com obras alusivas ao tema, também é privilegiado o caráter infantil das mesmas, uma vez que “as crianças e os jovens serão os melhores leitores no futuro”, sublinhou Anabela Graça.

Jovens e crianças continuam a ser o público ao qual a organização dedica atenção especial. Por isso, este ano a feira irá às escolas, através de uma iniciativa inserida no programa Vamos Ler+: escritores convidados para o evento visitam escolas fora da malha urbana, num esforço de “descentralização cultural”, afirmou a vereadora. Nesta proposta está incluída uma escola de cada agrupamento: oito escolas do 1º ciclo e cinco do 2º ciclo.

O programa para este ano inclui ainda o projeto “Nas suas casas os homens”, que junta poesia de Paulo José Costa, ilustração de Pedro André e música de João Faria na Galeria Manuel Artur Santos, uma feira de ciência, “Retratos escritos” de André Pereira, a apresentação do segundo número da revista de poesia “Acanto” e a oficina de biblioterapia “Ler para viver melhor”.

Esta oficina, realizada por Sandra Barão Nobre, realiza-se no dia 26, sendo necessária inscrição prévia até segunda-feira, dia 21, através do email biblioteca.municipal@cm-leiria.pt.

Entre os escritores convidados contam-se os já citados José Rodrigues dos Santos e Carlos Fiolhais, mas também João Tordo, José Xavier, Vanda Brotas Gonçalves, Filipa Martins e David Machado, além de outros autores locais,

Devido à pandemia, a Feira do Livro surge em 2021 com um horário diferente do habitual, encerrando todos os dias às 20 horas. Também a lotação será reduzida a 120 pessoas: 50 nos lugares sentados e 70 a circular pelo recinto.

Marcam presença na Feira do Livro as livrarias Arquivo, Bertrand, Letras e Livros, e FNAC. A editora Gradiva faz este ano parte da organização do evento, a par com a Câmara Municipal de Leiria e a ACILIS – Associação de Comércio, Serviços e Turismo da Região de Leiria).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados