Assinar
Cultura

Cistermúsica apresenta este fim de semana Orquestra XXI e Ensemble Instrumental de Cantábria

Ensemble Instrumental de Cantábria atua pela primeira vez em Portugal no dia 25, numa das propostas selecionada para a penúltima semana do festival de Alcobaça.

O festival Cistermúsica, que termina no próximo dia 1 de agosto, entra na reta final e para Alcobaça estão programados mais três concertos especiais e um espetáculo de dança original.

A Orquestra XXI apresenta obras de Stravinsky, Wagner e Mozart na Cerca do Mosteiro de Alcobaça Foto: Jorge Carmona

Hoje mesmo, quarta-feira, dia 21, há dança no festival de Alcobaça, com uma proposta que cruza as “Melodias Rústicas Portuguesas”, de Fernando Lopes-Graça, com a imagética intensa e perturbadora da artista visual Helena Almeida. A direção artística é de Solange Melo e Fernando Duarte e “Diálogos em dança – Não canteis a valsa, três cadernos em dueto” sobe ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça a partir das 21 horas, com bilhetes a 10 euros (disponíveis aqui).

Amanhã, quinta-feira, dia 22, o ensemble vocal Coro da Banda de Alcobaça apresenta “Et In Terra Pax”: uma viagem por três séculos, três compositores e três idiomas, a partir das 21 horas, na Igreja Paroquial da Benedita. As entradas são livres.

Já na sexta-feira, 23 de julho, no palco montado na Cerca do Mosteiro de Alcobaça há novo concerto sinfónico, desta vez protagonizado pela Orquestra XXI, com direção musical de Dinis Sousa.

A atuação tem também início às 21 horas e junta alguns dos mais conceituados jovens músicos portugueses que integram as melhores orquestras europeias. A Orquestra XXI vai interpretar um programa que contempla obras de Stravinsky, Wagner e Mozart.

Os bilhetes custam 12 euros e estão disponíveis aqui.

Outro destaque dos próximos dias, é o concerto do Ensemble Instrumental de Cantábria, de Espanha, que se apresenta pela primeira vez em Portugal. O espetáculo está agendado para domingo, às 21 horas, e terá lugar no Claustro D. Dinis, no Mosteiro de Alcobaça.

Com direção musical de Esteban Sanz Vélez, o grupo interpreta um programa dedicado à celebração dos 75 anos da morte do compositor e pianista espanhol Manuel de Falla. Os bilhetes custam 10 euros e podem ser adquiridos na Blue Ticket.

O Ensemble Instrumental de Cantábria atua pela primeira vez em Portugal para um concerto no Claustro D. Dinis Foto: Cistermúsica

Os três espetáculos foram remarcados para as 21 horas, devido ao nível de risco elevado de incidência de Covid-19 no município de Alcobaça.

A programação da “Rota de Cister”, que leva o festival além de Alcobaça, regressa no sábado, dia 24, com concerto do Alma Ensemble, que interpreta um repertório alusivo a algumas das obras mais emblemáticas do compositor francês Joaquin des Prez.

O ensemble vocal está previsto para as 21h30 no Mosteiro de Lorvão, em Penacova. As entradas são gratuitas, mas carecem de reserva através do 239 470 306.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados