Assinar
Autárquicas 2021

Bombarral: PS luta por manter poder conquistado há quatro anos ao PSD

O PS tem pela frente a ambição de renovar a liderança do executivo. PSD pretende recuperar a câmara onde foi poder ao longo de seis mandatos. O CDS quer manter vereador e CDU ambiciona regressar ao executivo. Já o Chega está esperançado num bom resultado

Bombarral

População residente 12.743
Eleitores 11.169
Freguesias 4
Câmara Municipal 7 eleitos
Assembleia Municipal 21 eleitos

O farmacêutico e líder do partido Ricardo Fernandes, que protagonizou para o PS o fim de um longo ciclo de 24 anos de liderança camarária do PSD, vai lutar pela reeleição no próximo dia 26 de setembro. É um objetivo que os socialistas não conseguiram concretizar em 1993, após o único mandato à frente da edilidade. Recorde-se que o PS governa com maioria, tal como na Assembleia Municipal, que tem agora a eurodeputada Margarida Marques como cabeça-de-lista.

Já o PSD optou por apostar no empresário Nuno Mota, também líder da concelhia, para reconquistar o poder na Câmara Municipal, onde possui dois vereadores na oposição. O candidato foi eleito vereador, depois de ter sido, nos anteriores executivos liderados pelo partido, vice-presidente e membro do gabinete camarário. Para a Assembleia Municipal, a aposta recaiu no jovem maestro Élio Leal.

Depois de ter concorrido coligado com o PSD no último ato eleitoral autárquico, o CDS-PP vai procurar novamente com a atual vereadora da oposição Rosa Guerra, manter-se com um eleito no executivo. A também presidente da distrital de Leiria tem uma tarefa difícil pela frente. Em 2013 conseguiu ser eleita com apenas 712 votos para integrar o executivo e juntou-se ao PSD que venceu sem maioria as eleições. A candidata à Assembleia Municipal é a administradora bancária Maria Mil-Homens.

À procura de um lugar na vereação está também a CDU, que aposta na dirigente associativa Conceição Brazão, membro da Assembleia Municipal. A coligação perdeu o único vereador nas últimas eleições. Para a Assembleia Municipal, o PCP/PEV candidata a professora e ex-autarca comunista Maria de Los Angeles.

O Chega é a maior incógnita nestas eleições, porque concorre pela primeira vez e anseia recolher os 12,8% de André Ventura nas eleições presidenciais. Aposta para a Câmara no engenheiro civil João Hermenegildo, ex-autarca e militante do PSD. Para a Assembleia Municipal estreia-se a jovem professora Rute Oliveira.

Conheça a opinião dos cinco candidatos ao Bombarral.

PR

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados