Assinar
Autárquicas 2021

Inscritos mais de 450 mil cidadãos nos cadernos eleitorais da região de Leiria

De um total de mais de 9,3 milhões de eleitores aptos para votar, 454.787 encontram-se no distrito de Leiria e concelho de Ourém.

Um total de 9.323.688 cidadãos está inscrito nos cadernos eleitorais para as eleições autárquicas do próximo dia 26 de setembro.

Destes, 413.917 dizem respeito ao distrito de Leiria e 40.870 correspondem ao concelho de Ourém, perfazendo um total de 454.787 eleitores inscritos nesta região.

A informação consta dos dados do recenseamento disponibilizados pela Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).

É também possível verificar que dos 9.323.688 inscritos para as autárquicas, 29.814 são cidadãos estrangeiros, 13.924 dos quais naturais de Estados-membros da União Europeia e 15.890 de países terceiros, nomeadamente Cabo Verde, Brasil, Reino Unido e Venezuela, adianta o MAI em comunicado.

O Ministério refere ainda que, “com a inalterabilidade dos cadernos eleitorais, ocorrida a 11 de setembro, ficaram também definidos os locais de voto indicados pelas câmaras municipais e juntas de freguesia para instalar um total de 13.821 secções de voto, o que corresponde a uma média de 675 eleitores por mesa”.

A campanha oficial para as eleições autárquicas começou na terça-feira, dia 14, para mais de duas dezenas de partidos e mais de 60 grupos de cidadãos que concorrem às autarquias do país.

Segundo o calendário divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a campanha decorre até 24 de setembro, antevéspera do dia eleitoral.

Os eleitores podem votar nestas eleições do Poder Local, recebendo cada um três boletins de voto, um dos quais para eleger o executivo de cada uma das 308 câmaras municipais, outro para cada assembleia municipal e um terceiro para a eleição da assembleia de freguesia.

A CNE estima que tenham sido apresentadas, na totalidade, cerca de 12.370 listas, das quais cerca de 1.035 por grupos de cidadãos eleitores (GCE).

RL com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados