Assinar
Cultura

Trinta apresentações animam Alcobaça no Festival Marionetas na Cidade

A 24ª edição do Festival Marionetas está prestes a chegar à cidade

Sete dias, 30 apresentações e 14 companhias: é esta a receita para a 24ª edição do Festival Marionetas na Cidade.
O evento organizado pela S.A. Marionetas – Teatro e Bonecos promete animar a cidade de Alcobaça entre 4 e 10 de outubro, com uma edição que volta a apostar em espetáculos de pequeno formato e de artistas residentes em Portugal.

Esta particularidade, explica o responsável José Gil, deve-se às restrições causadas pela pandemia, que implicam criar um “festival seguro”. Para cumprir o desígnio, grande parte das peças de teatro é apresentada em espaços exteriores, à exceção de três, que acontecem no Cine-Teatro da cidade, no Mercado Municipal e no Museu do Vinho de Alcobaça.

A programação arranca dia 4 com um workshop de construção de cabeças gigantes, dinamizado pela companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, que se estende até dia 8 (inscrições em sam@samarionetas.com). Os bonecos resultantes desta oficina serão apresentados no dia 9, numa parada de cabeças gigantes, no Rossio, às 15 horas.

Segue-se, dia 7, a peça “O Ninho”, apresentada pela Partículas Elementares entre as 10 e as 14h30, no Cine-Teatro da cidade. Este teatro é destinado às escolas. Ainda neste dia, há “Bonecos de Santo Aleixo”, uma produção de Auto da Criação do Mundo, agendada para as 21h30, no Museu do Vinho de Alcobaça.

O destaque principal vai para “Rei Ubu”, uma interpretação da obra-prima homónima de Alfred Jarry pelo grupo Fio d’Azeite, que é apresentada a 9 de outubro, às 21h30, no Cine-Teatro. Segundo José Gil, além de bastante conhecido, é um “espetáculo excelente”.

E como já é habitual, o “Teatro Dom Roberto” – agora património imaterial da cultura – marca presença nesta edição, que funciona também como “um arranque para os 25 anos do festival e da S.A. Marionetas”, que se assinalam em 2022.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados