Assinar


Cantinho dos Bichos

João Rodrigues ganha novo prémio internacional com fotografia subaquática

A imagem retrata um carapau juvenil a nadar sincronizado com uma alforreca.

Fotografia premiada João Rodrigues

A conquista de prémios internacionais de fotografia começa a ser um hábito para João Rodrigues, fotojornalista, cineasta e biólogo marinho que tem ligações familiares a Leiria, onde viveu na infância e adolescência.

Depois dos dois prémios atribuídos a uma fotografia subaquática captada no polje de Minde, a estrela é agora uma imagem tirada ao largo da costa de Olhão, no Algarve.

A fotografia, também subaquática, de um carapau e uma alforreca ganhou o prémio “Highly Commended”, na categoria Mundo Subaquático, no concurso alemão “European Wildlife Photographer of the Year“.

Foi o próprio João Rodrigues que anunciou a conquista, através de uma publicação na sua página de Facebook, onde afirma que esta foi uma “aventura inesquecível”.

Captada ao serviço da revista National Geographic Portugal, na fotografia é possível “observar um carapau juvenil (Trachurus trachurus) a nadar sincronizado com uma alforreca, refugiando-se no seu interior durante a minha aproximação”.

A viver no Algarve desde 2007, João Rodrigues trabalha na luta pela conservação das espécies marinhas em risco de extinção.

No final do ano passado, o documentário “Cavalos de Guerra”, esteve no International Environmental Film Festival of Patagonia, na Argentina, e no San Pedro International Film Festival, na Califórnia (EUA).

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.