Assinar
Música

mARCIANO provoca impacto com “Bissectriz” que antecipa novo disco

“Parece que muita gente que sempre me prezou como pessoa acordou para a minha existência como artista”, diz Marciano Homem de Marte.

“Bissectriz” é a primeira amostra do novo disco de mARCIANO, “Missão Amar-te” e, um dia depois do lançamento, provocou já uma onda de reações que surpreendeu até o próprio músico.

O novo tema cruza fado, eletrónica e guitarra portuguesa – interpretada por Carlos Amado, dos Dallian – numa toada gótica que despertou muitos elogios públicos. “Esperava reações, mas não desta forma massiva e de quandrantes que nunca imaginei”, conta ao REGIÃO DE LEIRIA Marciano Homem de Marte, que dá vida a mARCIANO.

“Aliás”, acrescenta, “parece que muita gente que sempre me prezou como pessoa acordou para a minha existência como artista, e no sentido positivo”.

Assumindo-se apaixonado por “Bissectriz” há mais de um ano, o compositor e intérprete diz que “tudo bateu certo”:

“Música, letra, artwork, a produção, o vídeo, o guarda-roupa, tudo”, descreve, a propósito do novo single, que adensa a curiosidade sobre o que virá, depois, no novo longa duração. Será uma transformação na criação do músico?

“Não sei se posso dizer que é uma viragem estética. É mais o aprofundamento de dois ou três caminhos que experimentei em músicas de ‘14.000 Dias entre Terra e Marte”, explica, antecipando “um álbum mais negro, mais melancólico”, que explora “o gótico que há em nós, portugueses”.

O novo tema faz a ponte entre “14.000 Dias entre Terra e Marte” (2017) e “Missão Amar-te”, que deve sair em março do próximo ano. “‘Cheira’ ainda a estruturas do primeiro disco, mas com as directrizes que vêm aí”, resume sobre este primeiro single.

A próxima amostra será servida em janeiro de 2022, mas o músico avisa que “se as pessoas estiverem à espera de mais ‘Bissectrizes’, desenganem-se”:

“Apesar da homogeneidade geral do disco, vêm coisas diferentes entre si e mais convidados”, porque “nada se faz sozinho e a partilha de ideias é um grande enriquecimento criativo”.

A par da expetativa com o novo lançamento, há também grande vontade de apresentar ao vivo “Bissectriz” e os outros novos temas. “O meu espetáculo já começou a sofrer uma metamorfose”, preparando o público para “um espetáculo mais visceral, mais duro, mais sentido, mais negro. Ninguém fica indiferente”, promete, garantindo que nunca se sentiu “tão forte em palco” com mARCIANO como atualmente.

Depois de um já longo percurso na música, iniciado nos Canker Bit Jesus, passando por Homem de Marte e emancipando-se em nome próprio em 2015, Marciano Homem de Marte estreia ao vivo este mês um dos seus outros projetos artísticos. Dia 27, Terminal Terminal pisa pela primeira vez o palco no Postas Punk & Derivados V, no Montijo. Para 2022 está a edição do trabalho de estreia, pela editora ANTI-DEMOS-CRACIA.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.