Assinar
Sociedade

REGIÃO DE LEIRIA integra novo projeto da Google que promove artigos jornalísticos

Novo serviço de “Destaques Jornalísticos” da Google é lançado esta terça-feira e o REGIÃO DE LEIRIA é um dos jornais parceiros.

imagem de ecrã onde constam destaques de notícias publicadas pelo Região de Leiria

O REGIÃO DE LEIRIA é um dos títulos da imprensa portuguesa que integra um grupo de teste do projeto Google News Showcase – “Destaques Jornalísticos” – lançado, esta terça-feira, com o objetivo de promover conteúdo jornalístico, rigoroso e de qualidade.

Com o News Showcase, os artigos publicados pelo REGIÃO DE LEIRIA passam a constar dos “Destaques” diariamente promovidos no Google e no Google News, através de pré-visualizações que remetem o leitor diretamente para a página online do jornal onde os conteúdos promovidos estarão acessíveis.

Para a utilização desta plataforma da Google, o REGIÃO DE LEIRIA assinou um contrato com a tecnológica que, pela primeira vez em Portugal, inclui o pagamento dos conteúdos produzidos e publicados pelos jornais. Ao mesmo tempo, este acordo garante aos editores total controlo sobre a informação que é colocada em destaque, cabendo-lhes a seleção dos artigos a promover e a forma como o fazem.

Com esta iniciativa, a Google acredita estar a promover o jornalismo de qualidade, a apoiar as empresas jornalísticas e a ajudar os utilizadores a distinguir fontes e informações credíveis de conteúdo falso.

Para o diretor do REGIÃO DE LEIRIA, Francisco Rebelo dos Santos, “a aposta da Google no jornalismo credível é uma boa notícia, neste tempo marcado pela pandemia da desinformação e das notícias falsas”, sendo este “o único caminho possível para consolidar a democracia e reforçar a cidadania”.

O News Showcase está a ser implementado em vários países e dá continuidade a programas de apoio ao jornalismo digital, como o Google News Initiative, no qual o REGIÃO DE LEIRIA já tomou parte através de dois projetos.

“Registamos com agrado o facto da Google apostar e apoiar o bom jornalismo e fazemos votos para que esta relação consiga crescer e responder aos justos anseios dos editores”, refere ainda Francisco Rebelo dos Santos.  “O REGIÃO DE LEIRIA, líder nas plataformas digitais e no papel, encara esta parceria como uma janela de oportunidades, aberta ao contacto com novas audiências e ao fortalecimento da sua relação com as dezenas de milhares de leitores que diariamente nos acompanham”, conclui. 

Desde 2020 que o News Showcase está presente em vários países de diferentes continentes. Em Portugal chega agora em parceria com cerca de 20 títulos da imprensa nacional e regional e outros projetos digitais. Além do REGIÃO DE LEIRIA, aderiram a esta plataforma a 4GNews, A Bola, A Voz de Trás-os-Montes, Açoriano Oriental, Diário As Beiras, Diário de Notícias, Diário de Notícias da Madeira, Diário do Minho, Dinheiro Vivo, Eco, IOL, Jornal da Madeira, Jornal de Notícias, Jornal do Centro, Jornal do Fundão, Observador, Mais Futebol, Mensageiro de Bragança, Notícias ao Minuto, O Jogo, O Jornal Económico, O Mirante, Público, The Portugal News, TSF, TVI24 e Visão.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados