Assinar
Sociedade

Centro 2020 financia 15 projetos da Região de Leiria com 10,3 milhões de euros

Entre os projetos municipais com maior financiamento estão a requalificação da envolvente à Avenida Heróis de Angola, em Leiria, e a Área de Localização Empresarial de Porto de Mós.

Foto da ciclovia na avenida heróis de angola em Leiria
Joaquim Dâmaso/arquivo

Um total de 15 projetos da Região de Leiria vai receber mais de 10,3 milhões de euros do Programa Operacional da Região Centro (Centro 2020) para implementação ou reforço, anunciou hoje a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL)

Numa nota de imprensa, a CIMRL, de que fazem parte os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, elenca os projetos que vão receber financiamento. Integram a lista um projeto intermunicipal – Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – e 14 projetos de cinco municípios: um de Alvaiázere, três de Ansião, dois de Castanheira de Pera, cinco de Leiria e três de Porto de Mós (ver lista completa abaixo).

Dos projetos municipais, os maiores investimentos são nos municípios de Leiria (requalificação da envolvente à Avenida Heróis de Angola, na sede do concelho) e Porto de Mós (Área de Localização Empresarial), ambos com cerca de 1,6 milhões de euros.

Seguem-se o Mercado Municipal de Leiria e o Plano de Ação de Mobilidade Sustentável + Acesso de Ansião, na ordem dos 1,2 milhões de euros cada.

“Os investimentos agora aprovados financiam ações de regeneração urbana, educação, capacitação, eficiência energética, património e apoio em áreas empresariais”, refere a nota, explicando que as candidaturas aprovadas dizem respeito a projetos, que “representam uma comparticipação de fundos europeus de cerca de nove milhões de euros”.

Segundo a CIMRL, “foi também reforçado o financiamento em três candidaturas já anteriormente aprovadas, num montante de 300 mil euros”.

Um dos projetos agora aprovados corresponde ao financiamento da fase II do Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE), “uma ação intermunicipal que representa um montante de 1.554.815,58 euros, apenas para a segunda fase”, traduzindo-se “num investimento global de 4,1 milhões de euros”.

A CIMRL salienta que com esta iniciativa “pretende dar continuidade ao trabalho iniciado em 2017/2018, através da valorização da experiência já adquirida, quer ao nível da articulação das intervenções das equipas multidisciplinares do PICIE com as escolas, as equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva e as comunidades envolventes ao contexto escolar, quer no reforço e uniformização de procedimentos e metodologias de caráter intermunicipal, fortalecendo a orientação para os resultados já alcançados”.

À agência Lusa, o presidente da CIMRL, Gonçalo Lopes, destaca a aprovação desta candidatura, assinalando que este programa de combate ao insucesso escolar “viu reforçado o seu financiamento e prolongamento”.

“Trata-se de um verdadeiro programa de dimensão regional, com resultados evidentes no sucesso escolar”, observou Gonçalo Lopes, também presidente da Câmara de Leiria, realçando ainda o trabalho das “equipas multidisciplinares que trabalham no território e, principalmente, nas escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos”.

O Programa Operacional da Região Centro, para o período 2014-2020, “tem como base uma estratégia de desenvolvimento regional partilhada e construída através de uma forte mobilização de todos os parceiros regionais”, segundo o sítio na Internet www.centro.portugal2020.pt.

Para este período, o Centro 2020 conta com “uma dotação de 2.155 milhões de euros, dos quais 1.751 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e 404 milhões de euros do Fundo Social Europeu”.

A CIMRL é uma das comunidades intermunicipais que integra a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). As restantes são Viseu Dão Lafões, Região de Aveiro, Beiras e Serra da Estrela, Região de Coimbra, Médio Tejo, Beira Baixa e Oeste, abrangendo uma centena de municípios.

Lista de projetos aprovados pelo Centro 2020, no dia 22 de dezembro

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados