Assinar
Leiria

“Geração em 2 pautas” é a nova aposta do Instituto Jovens Músicos e arranca em janeiro

Projeto desenvolve estratégias que desencadeiam mecanismos de prevenção no combate à doença mental, em resposta à situação pandémica

Nasceu na Caranguejeira, Leirim, e vai estender-se a mais quatro freguesias. O “Gerações em 2 pautas”, projeto do Instituto Jovens Músicos, agora reconhecido Portugal Inovação Social, começa já no próximo mês.

De acordo com o Instituto Jovens Músicos (IJM), este projeto  “dará os seus primeiros passos em janeiro de 2022”. Nasceu na Caranguejeira e “será desenvolvido envolvendo mais quatro freguesias, que partilham da mesma identidade cultural”, aponta o instituto numa nota à imprensa divulgada este sábado.

A promoção de “atividades intergeracionais, através da música, cantares, dançares e costumes tradicionais” é o cerne do projeto que se prevê venha a envolver “mais de 600 crianças dos 6 aos 10 anos do ensino básico e idosos que estão, na sua maioria, institucionalizados, das referidas freguesias e também aqueles que não estando institucionalizados pretendam participar, numa ação inclusiva e integrativa”.

O “Gerações em 2 pautas”, explica o IJM desenvolve “estratégias que desencadeiam mecanismos de prevenção no combate à doença mental, em resposta à situação pandémica provocada pela Covid-19”.

O desenvolvimento desta iniciativa, que tem lugar com apoio do município de Leiria, contará ainda com a avaliação de impacto “monitorizada” pelo centro de investigação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria – ESECS, adianta a mesma nota.

“Aquando da apresentação do projeto junto dos parceiros, empresas e beneficiários, foi com muito agrado que vimos a adesão do mesmo e isso só se conquista com o reconhecimento de toda uma comunidade”, aponta Felisbela Barbosa, responsável do Instituto de Jovens Músicos, citada na nota à imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.