Assinar
Leiria

Mobilis passa a circular aos domingos e feriados já a partir desta quarta-feira

Circulará em oito das nove linhas, apenas não servindo a linha 9, ‘uMOB’, por não existirem aulas no Politécnico de Leiria nestes dias

Arquivo

Domingos e feriados vão passar a contar com o serviço do Mobilis – Transportes Urbanos de Leiria. A medida foi anunciada esta tarde pela Câmara de Leiria que avança a decisão de existir um reforço do serviço aos sábados.

É já a partir desta quarta-feira, dia 8, feriado, que a medida entra em vigor, adianta nota da autarquia.

“O Mobilis vai passar a circular aos domingos e feriados a partir do dia 8 de dezembro, registando-se também um reforço do serviço ao sábado”, aponta a Câmara de Leiria que justifica a medida com “o objetivo de aumentar a oferta de transportes públicos à população”, referiu uma nota de imprensa do município de Leiria”.

Desta forma, aos “domingos e feriados, o Mobilis circulará em oito das nove linhas, apenas não servindo a linha 9, ‘uMOB’, por não existirem aulas no Politécnico de Leiria nestes dias”. Por sua vez, ao sábado, o reforço acontece em relação ao “serviço disponibilizado nas oito linhas contempladas”.

Os novos horários passam a estar disponíveis online e, na prática, segundo a autarquia, o serviço do Mobilis passa a desenrolar-se da seguinte forma:

Na Linha 1 -Circular Urbana Sentido Estação “passa a oferecer 13 circulações aos sábados e sete aos domingos e feriados”, enquanto a Linha 2 (Circular Urbana Sentido Hospital) vai ter 14 circulações aos sábados.

A Linha 3 (Ponte da Pedra Gândara/Telheiro) “passa a oferecer 13 circulações aos sábados e seis aos domingos e feriados”, enquanto a Linha 4 (Leiria/Andrinos) vai ter seis circulações aos sábados, domingos e feriados.

Quanto à Linha 5 (Leiria/Pinheiros), está prevista a oferta de 10 circulações aos sábados e seis aos domingos e feriados, e na Linha 6 (Leiria/Parceiros Azoia) são “oito as circulações aos sábados e seis aos domingos e feriados”.

A Linha 7 (Circular Leiria/Pousos Vidigal e Touria) passa a dispor de três circulações aos sábados, domingos e feriados e a Linha 8 (Circular Leiria/Cortes) o mesmo número.

“A oferta é proporcional à procura registada nas diferentes linhas durante a semana, numa cadência que se espera adequada à procura”, explica a autarquia do Lis, que, no entanto, adianta que esta oferta “poderá ser ajustada em função da adesão ao serviço”.

Recorde-se que esta medida surge numa altura em que, para a reunião da Assembleia Municipal de Leiria de sexta-feira, dia 10, está agendada a discussão de uma petição, subscrita por 987 cidadãos, com vista, precisamente, ao alargamento dos horários das nove linhas do Mobilis à noite, fins de semana e feriados.

De acordo com Luís Lopes, vereador com o pelouro dos Transportes Públicos, “o município já tinha considerado este alargamento, mas devido à pandemia e ao facto de não ser viável a realização de um estudo de mobilidade devido à pandemia [de covid-19], porque as pessoas estavam em casa, entendeu-se fazer o reforço ao sábado e o alargamento aos domingos e feriados para já”.

“Esta altura é oportuna, porque estamos a recuperar algum do fluxo de passageiros pós-pandemia e aumentou o número de estudantes no Politécnico de Leiria”, adiantou, citado pela agência Lusa.

Luís Lopes acrescentou que “este é um processo que estava em curso” e uma petição feita recentemente veio provar a necessidade deste reforço e alargamento da rede Mobilis, no âmbito da estratégia de mobilidade de Leiria, “muito assente nos transportes públicos e mobilidade suave”.


Secção de comentários

  • Heloisa Prando disse:

    Bom dia.
    Quem depende de transporte público, essa mudança veio muito a calhar.
    Quero deixar registrado meu muito obrigado à Câmara Municipal de Leiria e ao Deputado Luiz Lopes.que se esforçaram para que essa viesse acontecer.
    Deus vós abençoe..

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.