Assinar
Legislativas 2022

Campanha eleitoral arranca hoje mas os partidos já andam na rua

A poucas semanas das eleições legislativas, os eleitores já poderão cruzar-se com os candidatos pelo círculo de Leiria, um pouco por todo o distrito. Esta semana, PAN, PSD, Bloco de Esquerda e PS visitaram monumentos, instituições públicas e transportes públicos.

Com início oficial marcado para hoje, 16 de janeiro, a campanha eleitoral já teve as primeiras expressões no distrito de Leiria. Seja com visitas a monumentos ou viagens em transportes públicos, os partidos começaram esta semana a sair à rua.

O primeiro a seguir viagem foi o PAN (Pessoas-Animais-Natureza) que na manhã de domingo, dia 9, ‘experimentou’ um dos autocarros da rede Mobilis. Com partida do Largo José Lúcio da Silva, em Leiria, o partido quis provar a importância de “uma rede de transportes coletivos bem estruturada, que seja compatível com a vida das pessoas e que ofereça um serviço eficaz todos os dias da semana”.

Liliana Vieira, cabeça de lista do partido pelo círculo de Leiria, e outros elementos do partido fizeram a viagem acompanhados por Liliana Pereira, a cidadã leiriense que promoveu uma petição, onde exigia o alargamento dos horários desta rede de transportes. O documento foi aprovado recentemente pela Assembleia Municipal de Leiria.

O PAN fez um dos percursos da rede Mobilis, em Leiria

O tempo decorrido dentro do autocarro foi aproveitado para “tomar nota de algumas incongruências nos horários e registar algumas das necessidades detetadas” pelo caminho, adianta uma nota do partido.

PSD na Linha do Oeste

Segunda-feira, dia 10, foi a data escolhida pelo PSD para dar o tiro de partida da campanha eleitoral, com uma viagem pela Linha do Oeste, para alertar para as necessidades que se sentem nesta linha ferroviária. Paulo Mota Pinto, cabeça de lista do PSD pelo círculo de Leiria, acompanhado por mais de uma dezena de militantes, apanhou o comboio na estação do Bombarral, onde ouviu algumas lamentações dos utilizadores.

“Consideramos que a Linha do Oeste é uma via estruturante da parte litoral do distrito e hoje é consensual que se cometeram erros na modernização para Sul, designadamente, não se ter aproveitado para melhorar a velocidade e a performance”, fez notar o candidato, acrescentando que “não se devem cometer os mesmos erros para o Norte”.

Uma viagem na linha do Oeste marcou o início da campanha da lista do PSD por Leiria

Paulo Mota Pinto notou também que esta é uma obra há muito tempo necessária, que tem sido constantemente adiada. Numa viagem até ao Louriçal, o antigo juiz do Tribunal Constitucional apontou as preocupações do PSD relacionadas com a área da saúde no distrito e defendeu a abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil, bem como a transformação do Politécnico de Leiria em universidade.

BE visitou o Coimbrão

Foi acompanhada pelos responsáveis da Águas do Centro Litoral que a comitiva do Bloco de Esquerda visitou, na segunda-feira, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Coimbrão.

A visita permitiu perceber que a ETAR “atualmente utiliza dois terços da sua capacidade de tratamento de resíduos urbanos” e poderá receber “muitos mais resíduos”, avança uma nota do BE.

A comitiva do Bloco de Esquerda visitou a ETAR do Coimbrão

Em relação ao tratamento de efluentes suinícolas, a estação “tem uma capacidade média para 280 metros cúbicos diários, estando a funcionar atualmente a dois terços da sua capacidade”. O BE continua a defender a “a construção de uma estação de tratamento pública”, cujos custos seriam cobrados aos suinicultores.

Também neste dia, os candidatos do PS visitaram o Mosteiro da Batalha, numa ação que contou com a presença do cabeça de lista e atual secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales.

Os candidatos do PS pelo círculo de Leiria estiveram no Mosteiro da Batalha

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados