Assinar
Peniche

Sérgio Leandro toma posse da direção da ESTM e anuncia criação de dois doutoramentos

Turismo Sustentável e Biotecnologia e Inovação são as áreas dos dois programas doutorais. O primeiro foi já submetido para acreditação.

Sérgio Leandro tomou posse ontem, dia 26, como novo diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche Politécnico de Leiria

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, pode vir a aumentar a oferta formativa no campo dos doutoramentos. O anúncio foi feito ontem, dia 26, por Sérgio Leandro, novo diretor da instituição, durante a tomada de posse.

O diretor deu conta de que estão a ser criados dois programas doutorais nas áreas de Turismo Sustentável, em parceria com a Universidade de Lisboa, e Biotecnologia e Inovação, tendo o primeiro já sido submetido para acreditação, refere o Politécnico de Leiria, em comunicado.

Além dos doutoramentos, adiantou que pretende abrir dois novos mestrados no próximo ano: em Gastronomia e Economia Azul e Circular.

Sérgio Leandro enumerou ainda as seis orientações estratégicas que contemplam o plano de ação da nova direção: ensino de excelência; reconhecimento e valorização da comunidade académica da ESTM; diversificação do conhecimento como alavanca do desenvolvimento socioeconómico; sustentabilidade, materialização e inovação digital no Campus 4; organização do guia de procedimentos e esclarecimento interno; e promoção da internacionalização.

“Este ano, uma das prioridades assumidas por esta nova direção é a criação do fórum consultivo da ESTM, onde queremos convidar empresas e entidades para fazerem parte ativa da Escola. Partilhar aquilo que são as dificuldades, os objetivos e aquele que poderá ser o caminho da ESTM em termos formativos e de investigação”, referiu, citado em comunicado.

O diretor aproveitou a cerimónia para destacar a “oferta inovadora” da escola, “atenta aos desafios da região”, salientando as pós-graduações em Mergulho Científico, Turismo Subaquático e Wine Business.

Na sequência da tomada de posse, as docentes Alexandra Mendes e Marta Caetano foram nomeadas como subdiretoras da ESTM.

De acordo com a nota de imprensa, o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos – que também marcou presença na cerimónia -, focou o discurso no papel que a escola tem assumido relativamente “à promoção das ciências e tecnologias do mar”, tanto nos cursos lecionados como na ligação estabelecida com a comunidade na fomentação de um “oceano sustentável”.

O papel desempenhado pela ESTM na criação do comité para a apanha do percebe na Reserva Natural das Berlengas foi outro projeto realçado.

Os desafios para os próximos quatro anos de mandato foram abordados por Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, que defendeu ser “muito importante continuar a inovar na área da formação e a antecipar áreas de ponta. É muito importante inovar, ser arrojado e transformador na oferta formativa, nomeadamente na forma como oferecemos os nossos programas curriculares”.

Segundo nota de imprensa, os desafios associados ao Smart Ocean, aos digital innovation hubs nas áreas do turismo e da ciência e tecnologia do mar e nos laboratórios colaborativos do Politécnico de Leiria foram igualmente reforçados na tomada de posse de Sérgio Leandro.

Por sua vez, o diretor cessante da ESTM, Paulo Almeida, começou por salientar o “orgulho” pelo trabalho desenvolvido entre 2014 e 2022, não só pela direção, mas por todos os que integram a ESTM, destacando o “grande crescimento” da escola, quer em número de formações, quer em número de estudantes.

Já o presidente do Conselho de Representantes da escola, Rui Ganhão, referiu-se a “um novo ciclo que, em parceria com a presidência do Politécnico de Leiria, irá consolidar o crescimento sustentado da ESTM”.

“Algumas das nossas prioridades para os próximos quatro anos terão de passar pelo ensino de excelência, sem esquecer o incremento e apoio com novas metodologias de ensino, a sinergia com as empresas e o incremento da empregabilidade, a melhoria do Campus 4 e a articulação e otimização dos recursos humanos”, enumerou, segundo a mesma nota de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados