Assinar
Cultura

Tiago Abelho recorda em Leiria as vítimas da barbárie nazi com “HOLÓKAUSTOS”

A performance é apresentada esta quinta-feira ao Teatro Miguel Franco, pelas 21h30, e serve para assinalar o Dia Internacional em Memórias das Vítimas do Holocausto.

No âmbito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala esta quarta-feira, 27, o ator Tiago Abelho apresenta em Leiria uma performance que recorda o genocídio de seis milhões de judeus.

É através da dança butoh (de origem japonesa), que o ator vai ao encontro da “individualidade da alma, sem máscaras” ou “véus de alegoria”, procurando expressar o lado “mais sórdido, solitário e animalesco” do ser humano, de forma a evocar as atrocidades pelas quais os judeus passaram nas mãos dos nazis, durante o século XX.

Com o auxílio da projeção, o intérprete mostra em “HOLÓKAUSTOS” a visão pessoal sobre o sofrimento, dor e a perda de humanidade dos judeus, procurando levar o público a não esquecer um dos maiores crimes perpetuados contra a humanidade – afinal, um dos objetivos da instituição da data.

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a efeméride surge este ano com o tema “Memória, Dignidade e Justiça” e pretende, além de relembrar a tragédia, “educar para a tolerância e paz”, assim como “alertar para o combate ao antissemitismo, negacionismo e desinformação em relação ao Holocausto”, lê-se na explicação dada pela ONU.

A performance é apresentada esta quinta-feira, dia 27, no palco do Teatro Miguel Franco, pelas 21h30. Os bilhetes custam 7,50 euros e estão disponíveis aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.