Assinar
Sociedade

Calendário solidário dos Sapadores de Leiria reuniu 7.578 euros para vítimas de violência doméstica

Nas fotografias, cada um dos 12 bombeiros modelo interpreta uma vertente da profissão.

A venda do calendário solidário criado pelos Bombeiros Sapadores de Leiria, lançado em novembro de 2021 com o objetivo de apoiar as vítimas de violência doméstica, angariou 7.578 euros, valor a entregar à Associação Mulher Século XXI.

Citado numa nota de imprensa, o vereador com a tutela dos Bombeiros Sapadores, Luís Lopes, refere que o projeto Calendário Sapadores de Leiria 2022 destaca o “compromisso que os elementos deste corpo de bombeiros têm com a comunidade que servem e que não se esgota nas missões de proteção e socorro”.

“A demonstração de apoio e solidariedade para com a Associação Mulher Século XXI traduz inequivocamente que não esquecemos todas as prioridades que nos devem mover e que a pandemia não suspendeu as nossas vidas,” acrescentou Luis Lopes.

A pandemia esteve na origem da escolha da causa: “Notámos um aumento significativo de emergências pré-hospitalares relacionadas com alterações psicológicas, súbitas ou crónicas, que acabavam muitas vezes com agressões no seio familiar”, refere Gonçalo Esteves, bombeiro e mentor do projeto, no vídeo de apresentação da campanha #ninguemestasozinho.

Além de alertar para este flagelo, cada um dos 12 bombeiros modelo interpreta uma vertente da profissão, dando também conhecer a atividade de socorro na corporação.

Nas fotografias, os bombeiros surgem em tronco nu, decisão tomada com o objetivo de despertar a curiosidade e levar as pessoas a contribuírem, comprando o calendário.

Contactos e números de emergência

Associação Mulher Século XXI
Largo Rainha Santa Isabel, Nº1 r/c Dto 2410-165 Leiria
Tel. 244 821 728
Tlm. 964 854 462
Tlm. 910 908 368
email. geral@mulherseculoxxi.com
Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica
244 821 728
Linha de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica (chamada gratuita)
800 210 340PUB 

Outros contactos

112 – Número de telefone de emergência único europeu (chamada gratuita)
144 – Linha Nacional de Emergência Social
800 202 148 – Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica (CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género)
116 006 – Linha de Apoio à Vítima (APAV – Apoio à Vítima) (chamada gratuita – Dias úteis das 8 às 22 horas)
SMS – 3060

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar