Assinar
Covid-19

Covid-19: Validade dos testes rápidos de antigénio reduzida para 24 horas

Quem viajar para Portugal com certificado digital Covid-19 deixa de ser obrigado a apresentar teste negativo nos aeroportos ou fronteiras.

Os testes rápidos de antigénio passam a ter uma validade de 24 horas, em vez do atual prazo de 48 horas, segundo alterações aprovadas hoje pelo Conselho de Ministros. Esta é uma das medidas aprovadas esta quinta-feira pelo Conselho de Ministros relativas à apresentação do comprovativo de vacinação para acesso a determinados locais.

Os passageiros que entrem em Portugal com certificado digital Covid-19 vão por sua vez deixar de ser obrigados a apresentar teste negativo nos aeroportos e fronteiras terrestres.

O Governo anunciou hoje, em comunicado, que acaba a exigência, para quem chegar a Portugal, “de apresentação de comprovativo de realização de teste com resultado negativo para quem apresente certificado digital Covid-19 da UE em qualquer das suas modalidades ou outro comprovativo de vacinação que tenha sido reconhecido”.

Segundo as alterações aprovadas, o certificado de vacinação passa a atestar a conclusão da vacinação primária contra a Covid-19 há mais de 14 dias e menos de 270 dias desde a última dose, ou a toma de uma dose de reforço de uma das vacinas.

O certificado de teste passa por sua vez a comprovar a realização de um teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) nas últimas 72 horas, com resultado negativo, ou de um teste rápido de antigénio nas últimas 24 horas, com resultado negativo, em vez do atual prazo de 48 horas.

O certificado de recuperação não sofre por sua vez alterações, mantendo-se as regras em vigor.

“Estes ajustamentos dizem respeito ao acesso a estabelecimentos turísticos ou de alojamento local, restauração ou similares, estabelecimentos de jogos de fortuna ou azar, casinos, bingos ou similares, eventos, acesso a ginásio e academias”, refere a mesma nota, sem especificar contudo a data de entrada em vigor destas alterações.

O acesso a estes locais está sujeito à apresentação de certificado digital na modalidade de teste negativo ou de esquema vacinal completo.

A Covid-19 provocou, desde março de 2020, 20.077 óbitos em Portugal, tendo sido registadas 53 mortes nas últimas 24 horas atribuídas à infeção por SARS-CoV-2.

De acordo com o boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram confirmados em Portugal mais 50.447 de infeção desde ontem, quarta-feira, elevando para 2.795.830 o total de infeções confirmadas desde o início da pandemia.

Até ao momento recuperaram 2.133.640 pessoas (mais 21.294 nas últimas 24 horas), estimando-se em 642.113 o total de casos ativos (mais 29.100).

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados