Assinar
Desporto

Desporto inclusivo em Portugal motiva debate em Leiria

Sessão desta quinta-feira, 3 de fevereiro, vai abordar um projeto relacionado com skate e investigações na área dos desportos de disco.

“Mover-se pela inclusão” é o mote para a segunda sessão de INclusive – Ciclos de Inclusão promovido pelo mestrado em Comunicação Acessível da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria.

A segunda sessão decorre quinta-feira, 3 de fevereiro, às 19 horas – pode ser acompanhada em formato online – com os convidados Rita Santos, responsável pelo All aBoard – Inclusão a 360º, e José Amoroso, especialista em Educação Física e Desporto e docente da instituição, que vai refletir sobre a temática a partir de investigações científicas realizadas.

Os moderadores da sessão serão dois estudantes do mestrado, que antecipam os temas a debater. Ana Bichinho está com elevada expectativa sobre a intervenção de Rita Santos, porque All aBoard – Inclusão a 360° “é um projeto verdadeiramente inclusivo, uma vez que não se trata ‘apenas’ de desporto adaptado, dirigido a pessoas com deficiência”.

O projeto “permite juntar pessoas com e sem deficiência, para praticarem a modalidade de skate. Vamos saber como surgiu este projeto, as suas características e os desafios que tem de superar”, antecipa a moderadora, num comunicado divulgado pelo Politécnico de Leiria.

Já Luís Cordeiro lembra que José Amoroso “já tem dois livros publicados e artigos em revistas especializadas da área”.

“É sem dúvida uma referência e terá muito para nos transmitir. Vamos ver o que nos vai dizer no que respeita à vertente do desporto inclusivo”, afirma o moderador. José Amoroso tem vasta investigação feita, nomeadamente nos desportos de disco, uma das suas especialides.

INclusive – Ciclos de Inclusão é uma iniciativa totalmente online, criada por professores e estudantes do mestrado em Comunicação Acessível, que se realiza na primeira quinta-feira de cada mês. O objetivo principal é debater e alertar para temas ligados à comunicação acessível, à inclusão e às acessibilidades, áreas cujas necessidades são muitas e para as quais a população em geral está ainda pouco sensibilizada.

As sessões começam às 19 horas e são de participação livre, podendo as inscrições ser feitas em http://eventos.ipleiria.pt/portal/eventos?p_id=26637.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados