Assinar


Sociedade

Leiria é um dos quatro distritos com aviso amarelo devido ao vento forte

Depois dos avisos lançados sobre a agitação marítima, o IPMA admite também a ocorrência de rajadas que podem chegar aos 75 km/h.

Vento norte pode atingir até 75 km/h Mat Brown

Quatro distritos do continente, entre os quais Leiria, estão esta sexta-feira, 18 de fevereiro, sob aviso amarelo devido à previsão de vento por vezes forte, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A previsão de vento de norte por vezes forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora, coloca os distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra e Faro – tal como a ilha da Madeira – com este aviso até às 18 horas de sábado.

Recorde-se que o IPMA havia já divulgado avisos para a probabilidade de agitação marítima:

Leiria, bem como Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa, estão sob aviso amarelo entre as 15 horas de hoje e a meia noite de sábado atendendo à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

No sábado, dia 19, aqueles distritos e também Setúbal, Beja e Faro passam a aviso laranja devido à agitação marítima até às 21 horas de domingo, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir altura máxima de 10 a 11 metros.

A agitação marítima levou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e Marinha a alertar para um agravamento em Portugal Continental a partir das 12 horas de hoje e até à madrugada de domingo.

A AMN e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

Recomendam o reforço da amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados