Assinar
Caldas da Rainha

Caldas da Rainha assinalou Dia Mundial da Água com ligação de fontes históricas

Cidade mantém há vários séculos uma ligação especial com as águas, não apenas termais.

foto de um chafariz de caldas da rainha

Para comemorar o Dia Mundial da Água, a Câmara Municipal de Caldas da Rainha decidiu efetuar a ligação de água no chafariz da Rua Nova, na fonte do Largo D. Manuel I e na fonte dentro do Hospital Termal. As três construções foram anteriormente reabilitadas pela autarquia.

Caldas da Rainha é uma cidade marcada pela arte e tem também “uma ligação especial com as águas, não se confinando apenas às termais, mas também a chafarizes e fontanários”, refere em nota de imprensa a Câmara Municipal de Caldas da Rainha.

Além do chafariz da Rua Nova, mais dois foram construídos em meados do século XVIII, com a função de fornecer água potável à população.  Aquele em particular foi construído por Manuel da Maia, a pedido do rei D. João V e encontra-se no Largo D. Manuel I, próximo da escadaria que liga à rua Rodrigo Berquó.

Chafariz da Rua Nova

Os três chafarizes contam com um total de sete bicas, como forma de homenagem às Plêiades. Estas estrelas da mitologia grega correspondem às sete filhas de Atlas e da oceânide Pleione, razão pela qual os chafarizes têm estrelas esculpidas, onde assenta cada uma das bicas.  

“No interior do edifício principal do Hospital Termal, próxima da escadaria de acesso à Piscina da Rainha, encontramos a Buvette termal, onde se podia ingerir água termal como tratamento”, explica a mesma nota de imprensa.

Fonte no interior do Hospital Termal

Esta construção é de estilo joanino e faz parte das novas infraestruturas termais contruídas entre 1747 e 1750. Já o chafariz que está situado no centro do Largo D. Manuel I foi instalado no século XX.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados