Assinar
SOS Ucrânia

Câmara de Pombal disponível para acolher atletas ucranianos

Ação surge integrada num plano que Município está a preparar para dar apoio à comunidade ucraniana residente em Portugal e refugiada.

Foto de Arquivo

O município de Pombal anunciou “total disponibilidade” para acolher e dar apoio a atletas ucranianos, refugiados ou residentes em Portugal, para a realização de “treinos e estágios”.

A autarquia informou ainda em comunicado que irá assegurar alojamento, alimentação e equipamentos desportivos, bem como acesso às infraestruturas desportivas do concelho.

A iniciativa, que surge articulada com entidades e clubes desportivos daquele concelho, foi transmitida aos comités olímpicos de ambos os países e ao Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outros organismos.

Esta ação, lê-se em nota de imprensa, insere-se num plano que o Município está a preparar com vista ao apoio a toda a comunidade ucraniana, a que já reside em Portugal e a que se encontra em fuga da guerra.

De acordo com o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, o objetivo passa por “reforçar a solidariedade de Pombal com o povo ucraniano que está a atravessar uma das fases mais difíceis da sua, que é a nossa história”.

No plano da ajuda humanitária, a autarquia já enviou um camião solidário com bens e alimentos, com destino à fronteira da Polónia com a Ucrânia. A campanha de recolha de produtos decorre até domingo, dia 6, estando previsto o envio de um novo carregamento na próxima segunda-feira.

Para melhor integrar a população ucraniana, a autarquia criou um “grupo de trabalho multidisciplinar”, focado em questões de alojamento, apoio administrativo, ensino de língua portuguesa, apoios sociais, entre outros aspetos trabalhados em conjunto com todas as juntas de freguesia do concelho.

Está ainda disponível uma linha de apoio, 236 210 578, e um endereço de email, sosucrania@cm-pombal.pt, destinados a “prestar informações e apoio psicossocial a todos os cidadãos ucranianos”, lê-se no comunicado.

Em articulação com as associações empresariais dos diversos setores, o município encontra-se também a criar uma bolsa de emprego, onde serão reunidas as várias ofertas disponíveis.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados