Assinar
Pombal

Câmara de Pombal vai ampliar e beneficiar oito zonas industriais

As freguesias de Vermoil, Meirinhas, Carnide, Carriço, Almagreira, Vila Cã e Abiul passarão a dispor novas zonas de acolhimento empresarial.

O orçamento municipal de Pombal para este ano, no valor de 53,4 milhões de euros, foi reforçado com mais de sete milhões de euros.

Uma alteração que permitirá aumentar a dotação orçamental de alguns projetos delineados pelo executivo e antecipar os investimentos previstos apenas para 2023, entre eles a requalificação da Zona Industrial da Formiga, cujas obras serão iniciadas ainda no decorrer deste ano.

“O projeto está, atualmente, a ser executado para posteriormente ser lançado o concurso público da empreitada”, antecipa a autarquia, adiantando que esta será uma requalificação faseada, com uma estimativa de intervenção global que ronda os três milhões de euros”.

Este reforço orçamental foi conseguido, através da incorporação de seis milhões 323 mil euros de saldo de gerência, bem como de 911 mil euros provenientes da aprovação de candidaturas submetidas a fundos comunitários. Para além das obras de beneficiação da Zona Industrial da Formiga, este novo orçamento vai viabilizar o reforço do investimento noutras zonas industriais, nomeadamente a aquisição de terrenos para a ampliação de mais sete zonas industriais.

Novas zonas de acolhimento empresarial

“É propósito da Câmara aumentar o Parque Industrial Manuel da Mota, em Pombal, alargar a Zona Industrial da Guia, assim como, ampliar a Zona Industrial do Louriçal”, informa a autarquia, adiantando que está também prevista “a beneficiação das zonas industriais da Pelariga, Redinha, Abiul e Albergaria dos Doze”. As freguesias de Vermoil, Meirinhas, Carnide, Carriço, Almagreira, Vila Cã e Abiul também passarão a dispor de novas zonas de acolhimento empresarial.

Todos estes investimentos integram o compromisso assumido pelo executivo municipal de aumentar a atratividade económica, a fixação de empresas, a geração de valor, a criação de emprego e a retenção de talento.

Para além desta intervenção nas zonas industriais, a Câmara tem delineadas outras medidas, como o lançamento do ‘Guia do Investidor’, a criação do ‘Espaço Empresa’, numa parceria com o IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), que disponibilizará um conjunto de profissionais qualificados para aconselhar os empresários, e a dinamização do Conselho Económico Social de Pombal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados