Assinar


Dança Exclusivo

Cascas d’OvO faz “crac” em Ourém entre estalos e diversão

A dupla Jonas & Lander está de volta ao Teatro Municipal com o espetáculo que marcou o início do percurso criativo do projeto que mantêm.

Jonas&Lander regressam a Ourém e vão estar rodeados de... cascas de ovo Mariana Lopes

Quem saiu fascinado de “Bate Fado”, apresentado em 2021 em Ourém e Leiria, percebe o potencial da dupla Jonas&Lander. Este sábado, o duo está novamente de volta ao Teatro Municipal de Ourém, para cruzar artes e saltar fronteiras em “Cascas d’OvO”, espetáculo germinal de 2013 que resultou na colaboração profissional entre os coreógrafos e que teve uma motivação particular, explicou Lander Patrick ao REGIÃO DE LEIRIA.

“Tínhamos acabado a Escola Superior de Dança e uma amiga nossa tinha um festival em Itália”. Se fossem como artistas, a passagem e a alimentação estavam pagas. Criaram então “Cascas d’OvO”, “para ter uma viagem grátis, para comer uma bela de uma mozzarella e beber um limoncello! [risos]”.

Ensaiada em jardins e parques de estacionamento, a “brincadeira” deu frutos. “Abriu-nos portas, inseriu-nos no circuito nacional e internacional”. Além de Itália, as “Cascas” já foram a Espanha, França, Inglaterra, Roménia, Alemanha, Itália, Brasil, Chile, Polónia, Suécia, Suíça, Holanda… E ganharam prémios.

“Fomos sendo surpreendidos com o crescimento que aquela pequena ‘brincadeira’ ia tendo”, recorda Lander.

Mas o que é “Cascas d’OvO”? Parte da surpresa é preciso preservar, mas é um exercício nascido da ideia de telepatia, do desafio de dançar de olhos vendados, literal e metaforicamente. Sobre várias camadas, “de natureza quase autobiográfica”, dois corpos rigorosamente coreografados percorrem o palco, deixando um rasto de ritmo, som e tensão, enquanto mãos batem: umas nas outras, no rosto, no torso. É “uma nova dimensão de diálogo”.

Essa dimensão de concentração, colaboração e diversão é disseminada por Jonas&Lander em workshops prévios ao espetáculo que sobe ao palco no sábado, dia 19 (21h30, bilhetes: 7,5 euros). Em horário pós-laboral, acontecem hoje, quinta-feira, e também na sexta e sábado, destinados a quem não é profissional da dança, de qualquer idade. Inscrições: mediacao.tmo@cm-ourem.pt.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.