Assinar
SOS Ucrânia

Leiria envia hoje primeiro camião de ajuda humanitária para a Ucrânia

O município está ainda a preparar a saída de três carrinhas para ir buscar 16 refugiados, devendo sair na próxima semana um autocarro de 50 lugares

Cerca de 90 toneladas de donativos vão sair esta tarde do estádio de Leiria JOAQUIM DÂMASO

É a partir do estádio de Leiria que hoje, quinta-feira, parte o primeiro camião de ajuda humanitária, em resultado da campanha de recolha de bens para apoio à população ucraniana.

Até ao final do dia de ontem, os leirienses tinham oferecido 90 toneladas de bens, “um registo verdadeiramente impressionante”, revela a autarquia em comunicado.

Até ao momento foram doadas seis paletes com medicamentos, 18 com produtos de higiene, nove de alimentos, uma de água, três de acessórios, 20 de roupa de cama, 28 de vestuário e cinco de calçado.

A campanha de recolha de bens continua a decorrer nos próximos dias, mas devido ao elevado volume de roupa entregue, estes artigos já não estão a ser solicitados. De momento, as necesidades concentram-se em:

– Produtos de higiene: desinfetantes, fraldas para crianças e idosos, e outros artigos de higiene pessoal;

– Artigos de saúde: medicamentos, kits de primeiros socorros, ligaduras, pensos, betadine, soro fisiológico, seringas, luvas;

– Acessórios: Lanternas, powerbanks, pilhas, rádios.

Além do Estádio Municipal (entre as 17 e as 22 horas), os bens podem ser entregues nos quartéis de Bombeiros do concelho de Leiria e Juntas de Freguesia.

Três carrinhas de Leiria vão resgatar 16 pessoas

Três carrinhas deverão entretanto sair de Leiria rumo à Eslovénia para ir resgatar 16 pessoas, a maioria das quais crianças, referenciadas pela comunidade ucraniana a residir no concelho.

Já na próxima semana, deverá sair um autocarro de 50 lugares para ir buscar mais pessoas, segundo adiantou esta manhã o presidente da Câmara de Leiria ao nosso jornal.

“Nós estamos com uma semana de avanço. Começámos [a organizar-nos] na sexta-feira, logo no início do conflito, e estamos a pensar na próxima semana em enviar um autocarro de 50 lugares para ir buscar mais pessoas”, acrescentou Gonçalo Lopes, referindo a constituição por parte da autarquia de um gabinete de crise dedicado ao acolhimento de refugiados da Ucrânia e organização da ajuda humanitária.

Estas duas respostas estão sob alçada dos vereadores Ana Valentim, responsável pelo Desenvolvimento e Ação Social, e Luís Lopes, responsável pela Proteção Civil.

“Esta dinâmica vai ser cada vez maior e temos um gabinete de crise para tratar do acolhimento dos refugiados”, desde o alojamento ao apoio em matéria de saúde e de educação, frisou o autarca.

“Recebemos a semana passada os primeiros dois jovens ucranianos [familiares de um leiriense], que vieram no avião da Roménia que trouxe o treinador de futebol Paulo Fonseca. Já reunimos ontem com eles para enquadrá-los em termos de educação”, acrescentou, referindo que as 16 pessoas que irão chegar a Leiria deverão ser acolhidas por famílias ucranianas, com o apoio do município.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados