Assinar


Sociedade

Regiões de Coimbra e Leiria reúnem-se em cimeira com aeroporto no Centro em cima da mesa

Estará também em cima da mesa o Plano de Recuperação e Resiliência e a Política de Coesão.

imagem de vários aviões f16 na base aérea de monte real
A região de Leiria tem vindo a defender, há muitos anos, a abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil

As comunidades intermunicipais de Coimbra e de Leiria reúnem-se na segunda-feira em Condeixa-a-Nova para debaterem a questão de um aeroporto na região Centro e a linha de alta velocidade.

Na segunda cimeira entre as duas organizações, estará também em cima da mesa o Plano de Recuperação e Resiliência e a Política de Coesão.

As acessibilidades, transportes e mobilidade, e o financiamento da descentralização de competências do Estado para os municípios são igualmente temas que vão a debate.

O posicionamento das duas comunidades relativamente à guerra da Ucrânia também consta da ordem de trabalhos.

O encontro realiza-se a partir das 10h30, no museu PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra.

Em 11 de janeiro, em Ansião, distrito de Leiria, as duas comunidades reclamaram “atenção redobrada” e pediram que não se continue a apostar no centralismo de Lisboa e das duas áreas metropolitanas.

Integram a Região de Coimbra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Fazem parte da Região de Leiria, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados