Assinar
Pombal

Empreendedorismo jovem é tema de seminário organizado pela CIMRL em Pombal

O perfil dos alunos no contexto escolar, o espírito empreendedor e como fomentar a participação cívica são alguns dos tópicos em discussão este sábado, dia 30.

A relação entre o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e o perfil empreendedor como chave para o sucesso escolar é o mote do seminário que a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) dinamiza este sábado, dia 30, no auditório da Biblioteca Municipal de Pombal.

Criada no âmbito do projeto “Arrisca Connosco”, a conferência pretende promover uma “reflexão criativa e inovadora” sobre a “Escola do Futuro”, através do “desenvolvimento progressivo da Educação para a Cidadania”, lê-se em comunicado enviado pela CIMRL.

Outro objetivo passa por explorar a “importância das escolas como laboratórios de inovação e criatividade”.

O seminário, que tem o apoio dos Centros de Formação da CIMRL, conta com quatro painéis. O primeiro, a iniciar às 9h30, aborda o “perfil dos alunos e perfil empreendedor: como interagem e se complementam no contexto escolar”. À conversa irão estar Ariana Cosme, professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade do Porto, e Célia Sousa, docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria.

A partir das 11h30 tem início o segundo painel, com intervenções de João Armando Gonçalves, elemento do Comité da Organização Mundial do Movimento Escuteiro e professor em Coimbra, Carolina Paixão, psicóloga clínica e de saúde, e Ana Gonçalves, técnica de ação comunitária da Pista Mágica. “Como fomentar a participação cívica nos mais jovens” é o tema da conversa.

No terceiro momento da conferência, pelas 14 horas, será discutido o “espírito empreendedor na base dos valores do século XXI”. Juntam-se para debater ideias, Yasmin Medeiros, co-fundadora da marca R-Coat, Margarida Piteira, docente do Instituto Politécnico de Lisboa, e Sandra Monteiro, CEO e presidente da associação “Um dia vamos juntos”.

O seminário encerra com um painel sobre a “relação perfil dos alunos e perfil empreendedor- boas práticas”. Telma Cruz, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Porto de Mós, Célia Pereira, coordenadora pedagógica da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, e Rafael Almeida, cineasta, são os oradores convidados.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição através dos emails virgina.pedroso@cimrl.pt e fernando.francisco@cimrl.pt.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados