Assinar
Desporto

Festa do Basquetebol: Duas seleções na corrida pela subida de divisão

As seleções sub-14 feminina e sub-16 masculina venceram os dois jogos do primeiro dia de competição.

A seleção sub-16 feminina ouve as indicações do treinador

Ontem, domingo, foi um dia repleto de desafios para as quatro seleções distritais de Leiria que disputaram um total de oito jogos na Festa do Basquetebol Juvenil (FBJ), a decorrer em Albufeira.

As equipas sub-14 e sub-16, masculinas e femininas, saíram vitoriosas em seis jogos (ver resultados abaixo) e há duas seleções na corrida pela subida de divisão.

“As sub-14 femininas e os sub-16 masculinos ganharam os dois jogos [do dia] e passam para a fase intermédia, portanto têm possibilidade de disputar a subida de divisão”, explica Celso Casinha, diretor técnico da Associação de Basquetebol de Leiria (ABLeiria).

As seleções sub-14 feminina e sub-16 masculina entram hoje em campo às 11h40 com as seleções de Açores e Coimbra, respetivamente. O segundo jogo do dia está marcado para as 15h40 com a seleção de Viana do Castelo, em ambos os escalões.

No caso das equipas sub-14 masculina e sub-16 feminina, o cenário é menos animador: “Infelizmente, o facto de terem tido uma derrota [cada equipa] acaba por limitar a classificação até ao 13º lugar”, adianta Celso Casinha.

No entanto, o responsável sublinha que, apesar de já não terem possibilidade de subir à divisão A, os atletas “deram o seu melhor e fizeram o que estava ao seu alcance”.

As duas seleções têm apenas um jogo marcado para esta segunda-feira, dia 11, às 13 horas, e defrontam Bragança (sub-14 masculina) e Guarda (sub-16 feminina).

E a dificuldade não diminui no segundo dia de competição, pelo contrário, poderá até trazer desafios extra com a chegada de algum cansaço.

“Agora todos os jogos são difíceis, até porque a carga física vai começar a pesar, vamos começar a sentir mais alguma fadiga, mais algum cansaço e as lesões vão começar a vir ao de cima”, acrescenta Celso Casinha.

Estas condicionantes poderão “trazer algumas surpresas” nos resultados e o nível de dificuldade dos jogos “vai acabar por ser em todos eles exigente”.

No arranque do segundo dia de jogos, não há ainda registo de lesões entre os jogadores das quatro seleções da ABLeiria.

A regularidade dos treinos na pré-preparação será uma das causas, mas também o trabalho de mobilidade que está a ser realizado antes de cada jogo.

“Temos tentado fazer algum trabalho de mobilidade, algum pré-aquecimento e isso é decisivo para que depois no jogo corra tudo de uma forma mais adequada e não estejamos tão sujeitos a haver lesões”, completa o diretor técnico da ABLeiria.

O REGIÃO DE LEIRIA está a acompanhar a FBJ, que decorre até dia 14 em Albufeira, a convite da Federação Portuguesa de Basquetebol e da ABLeiria. Siga os desenvolvimentos no site do nosso jornal, em www.regiaodeleiria.pt.

Resultados domingo, dia 10

Sub-14 masculinos
Alentejo 29 – 62 Leiria
Leiria 57 – 60 Viana do Castelo

Sub-14 femininos
Coimbra 47 – 52 Leiria
Leiria 38 – 35 Coimbra

Sub-16 masculinos
Guarda 14 – 120 Leiria
Leiria 60 – 42 Alentejo

Sub-16 femininos
Alentejo 55 – 32 Leiria
Leiria 77 – 28 Bragança

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.