Assinar
Desporto

Festa do Basquetebol: Leiria termina competição com pleno de vitórias nas sub14

O evento termina amanhã, quinta-feira, após as finais e uma cerimónia de encerramento.

A Festa do Basquetebol Juvenil (FBJ) está quase a terminar e as seleções distritais de Leiria realizaram esta quarta-feira, dia 13, os últimos jogos.

A seleção sub14 feminina ganhou a partida disputada esta manhã, às 11h40, com Vila Real, tendo conquistado a vitória em todos os jogos da FBJ.

Os bons resultados valeram a subida à divisão A e a conquista do 7º lugar na competição.

Já a equipa sub16 masculina, que também entrou em campo às 11h40, discutiu a subida de divisão com a Madeira, e acabou por sair vencida, mantendo-se, assim, na divisão B (10º lugar).

A FBJ decorre desde o dia 9 em Albufeira, no distrito de Faro, e termina amanhã, quinta-feira, com as finais de cada escalão – sub14 e sub16, femininos e masculinos – e uma cerimónia de encerramento.

A comitiva de Leiria, composta este ano por 71 elementos, inicia depois a viagem de comboio até à estação de Pombal, com uma duração aproximada de 5 horas e 30 minutos.

Federação apoia comunidade ucraniana com 3 mil euros

A Associação Alegria do Leste foi a entidade escolhida para receber, este ano, o donativo da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), habitualmente entregue no decorrer da FBJ.

Nesta 14ª edição da competição, o donativo ascendeu aos 3.088 euros, um valor que contempla 2 euros entregues por cada um dos 1.544 participantes.

O valor foi entregue esta manhã, à associação que apoia a comunidade de imigrantes do Algarve e que tem acompanhado a chegada de refugiados ucranianos, numa cerimónia no salão nobre da Câmara Municipal de Albufeira.

“Nós estamos aqui porque temos todos a consciência que podemos fazer algo mais pela sociedade, porque sabemos que podemos influenciar e temos a obrigação de influenciar a construção de uma sociedade melhor”, começou por dizer o presidente da FPB.

Manuel Fernandes referiu que o gesto pretende levar os jovens atletas a serem mais interventivos na sociedade, nomeadamente na defesa do planeta e na promoção de melhores relações interpessoais.

“É preciso que os jogadores sintam para que é que estão a dar o dinheiro e sintam que estão a fazer algo de bom para a sociedade”, acrescentou o dirigente.

O vice-presidente do município e também vereador do Desporto, Cristiano Cabrita, afirmou que “o basquetebol tem sempre esta componente, não apenas de desporto, mas também comunidade”.

Por sua vez, o diretor executivo da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) Europa, Kamil Novák, mostrou-se “extremamente feliz” com todas as iniciativas integradas na FBJ, que tem estado a acompanhar em Albufeira.

Momentos antes da cerimónia, os representantes da modalidade estiveram a visitar o campo onde nascerá o projeto 3×3 BasketArt, que pretende “tirar” os jovens de casa e levá-los a praticar basquetebol na rua, de forma livre, sem treinadores ou árbitros.

O REGIÃO DE LEIRIA está a acompanhar a FBJ, que decorre até dia 14 em Albufeira, a convite da Federação Portuguesa de Basquetebol e da Associação de Basquetebol de Leiria. Siga os desenvolvimentos no site do nosso jornal, em www.regiaodeleiria.pt.

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar