Assinar
Ansião

Investimento de 4,6 milhões amplia rede de saneamento em Ansião

Estão previstas três intervenções nas freguesias de Alvorge, Chão de Couce e Santiago da Guarda.

A sessão de assinatura dos contratos de empreitadas decorreu no passado dia 28, na Câmara Municipal de Ansião CMA

A Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) vai avançar com três empreitadas nas freguesias de Alvorge, Chão de Couce e Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, para ampliar a rede de saneamento.

De acordo com comunicado do Município de Ansião, trata-se de uma intervenção em cerca de 40 quilómetros de condutas, num investimento de 4,6 milhões de euros.

As empreitadas, cofinanciadas pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, têm prazo de execução de um ano, tendo os contratos sido assinados no passado dia 28, numa sessão pública, na Câmara de Ansião.

Segundo o mesmo comunicado, as obras compreendem a “otimização da utilização da capacidade instalada e da adesão ao serviço”, através da construção de “novas ligações” e a ampliação do sistema de drenagem de águas residuais à população por servir.

As intervenções contemplam assim a execução de redes de drenagem de águas residuais nas freguesias de Santiago da Guarda e Alvorge, bem como a construção de “redes de ligação” da localidade de Chão de Couce à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Vale de Tábuas.

“Estas empreitadas vão-nos permitir executar neste concelho aproximadamente 40 quilómetros de novos coletores e condutas, cerca de 1.200 ramais domiciliários, seis estações elevatórias e vamos abranger um conjunto de cerca de 2.700 pessoas”, explicou João Miguel Henriques, presidente da APIN, durante a sessão de assinatura.

Na sessão foi dado ainda nota de que está em curso um investimento de cerca de 400 mil euros em Ansião, em soluções de eficiência hídrica, que consiste na implementação de sistemas de medição, controlo e gestão nos sistemas de abastecimento de água.

“São projetos que vão melhorar a qualidade de vida das nossas populações, são projetos que os senhores presidentes de Junta de Freguesia de Santiago da Guarda, de Alvorge, e de Chão de Couce vêm com bons olhos a sua realização”, disse o presidente da Câmara Municipal de Ansião, António Domingues.

“Dada a dimensão financeira dos mesmos [projetos], só uma empresa constituída numa agregação intermunicipal poderia realizar de uma só vez”, sublinhou.

As três intervenções têm conclusão prevista até junho de 2023.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.