Assinar


Alvaiázere

Norte do distrito de Leiria vai formar engenheiros em contexto de trabalho

Parceria entre a Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior e Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

A Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) – que abrange os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e outros do distrito de Coimbra – e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) estabeleceram uma parceria para formar estudantes em contexto de trabalho.

“Esta colaboração com o ISEC, enquanto instituição de referência no ensino superior na região, irá permitir à APIN receber a experiência e os conhecimentos dos seus docentes e alunos, os quais contribuirão para aumentar a capacidade de resposta na execução de projetos, nomeadamente de prevenção e redução de perdas de água e infiltrações”, disse o presidente da APIN.

João Miguel Henriques salientou que a empresa intermunicipal de ambiente, que agrega 11 municípios dos distritos de Coimbra e Leiria, irá melhorar a eficiência operacional, bem como expandir as redes de abastecimento e saneamento das regiões em que opera, com o contributo do ISEC.

Segundo o dirigente, a empresa espera vir a facilitar a adaptação dos estudantes à sua carreira profissional e, por sua vez, receber o seu contributo para “privilegiar e dinamizar uma economia circular, através da redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, bem como através da valorização orgânica de resíduos urbanos”.

“É fundamental estimular uma constante inovação tecnológica que ajude a combater perdas de água, com um investimento regular na renovação de redes”, salientou.

O presidente do ISEC, Mário Velindro, disse que “as novas `smart cities`, a sustentabilidade e a economia circular são áreas determinantes para a construção de um futuro sustentável”.

“A oportunidade para cooperar com uma empresa como a APIN, que trabalha nessa mesma direção — do crescimento sustentável — é também a confirmação de que a formação nestes âmbitos contribui para um desenvolvimento ambiental adequado às atuais imposições climáticas”, sublinhou.

Mediante as necessidades de cada um dos municípios onde opera, a APIN irá recrutar formandos do ISEC para estágios em contexto de trabalho que poderão ser exercidos na sede da empresa, em Penela, no distrito de Coimbra, ou num dos seus centros operacionais.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.