Assinar
Sociedade

Politécnico de Leiria reforça cooperação com a Índia

O Politécnico de Leiria e a Associação Indo-Europeia de Ciências e Artes assinaram um protocolo na passada terça-feira, com a duração de três anos.

O protocolo foi assinado na passada terça-feira, dia 26, nos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria e a Associação Indo-Europeia de Ciências e Artes (AIECA) são agora parceiros no que toca à divulgação da investigação científica e da criação artística, e não só.

O protocolo, que reforça a cooperação com a Índia, foi assinado na terça-feira, dia 26, entre o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, e o presidente da AIECA, Hiren Canacsinh, nos Serviços Centrais da instituição de Leiria. E tem a duração de três anos, podendo ser automaticamente renovado por iguais períodos.

Além da cooperação na divulgação da investigação científica e da criação artística, a parceria visa potenciar, de uma forma geral, as sinergias existentes em cada instituição, de forma a melhor concretizar o seu desempenho.

Para Rui Pedrosa, citado em comunicado, a assinatura deste protocolo “é muito importante para o Politécnico de Leiria, enquanto instituição de ensino superior global e multicultural, com estudantes de todos os pontos do mundo”.

Através desta cooperação, a expetativa da instituição de Leiria é também receber “mais estudantes” da Índia, nomeadamente nos “cursos de mestrado”, acrescentou Rui Pedrosa, assegurando que a AIECA pode contar com o Politécnico para “estabelecer ligações com a comunidade indiana da região de Leiria, presente não só nesta instituição, mas também em variadas empresas”.

Já a Associação Indo-Europeia de Ciências e Artes pretende promover o “desenvolvimento e a divulgação da investigação científica, tecnológica e das criações artísticas que permitam o reforço do intercâmbio e da cooperação entre Portugal, a Índia e a Europa”, lê-se na mesma nota de imprensa.

Outra meta da associação passa por dinamizar a “transferência de conhecimento e a criação de redes colaborativas, entre as comunidades académicas e científicas portuguesas e indianas”, assim como “fomentar as relações externas e realizar projetos de solidariedade social”.

“Este protocolo é muito relevante para criarmos sinergias para aproximarmos estas duas culturas cada vez mais, não só em termos académicos, mas também ao nível empresarial e industrial. Atualmente existem já distintos protocolos que facilitam a integração da população indiana em Portugal, no entanto, existem ainda várias dificuldade”, defendeu Hiren Canacsinh, durante a cerimónia de assinatura.

Em representação da Associação Indo-Europeia de Ciências e Artes esteve também João Lagarto e Suraj Prakash, que abordou a presença da comunidade indiana em Portugal: “A população indiana está muito presente em diferentes pontos do país. Precisamos de reforçar ainda mais esta ligação entre Portugal e Índia, para facilitarmos este canal de vinda da comunidade indiana para o território português. A firmação deste protocolo é, assim, mais um passo para uma maior colaboração entre ambas as partes”, referiu Suraj Prakash.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados