Assinar
Dança

“B-girl” de Leiria vai à final mundial do Red Bull BC One em Nova Iorque

A dançarina leiriense venceu a competição nacional no Porto, na categoria feminina, este fim de semana.

A b-girl Vanessa e o b-boy Deeogo, do Porto, vão representar Portugal na fase mundial da competição, em Nova Iorque Hugo Silva

Vanessa Marina, de Leiria, voltou a dar cartas na final nacional do Red Bull BC One Cypher Portugal, que decorreu no passado dia 30 de abril, no Hard Club, no Porto.

Na competição dedicada ao breaking, a “b-girl” leiriense arrecadou o primeiro lugar na categoria feminina, enquanto o “b-boy” Deeogo, do Porto, foi coroado na categoria masculina, passando ambos à fase mundial, que acontece a 12 de novembro, em Nova Iorque, berço da cultura hip hop.

A praticante de breaking, de 30 anos, diz ao REGIÃO DE LEIRIA que o título é “fruto do trabalho feito nos últimos dez anos” e a intenção agora é chegar a Nova Iorque “e fazer o melhor possível”, para “colocar Portugal no palco principal”.

A tarefa será difícil, porque irão estar em competição 16 “b-boys” e 16 “b-girls”. E antes de chegar às batalhas do palco principal, conta a dançarina, é preciso passar mais uma etapa, na qual todos os países até agora apurados na competição vão lutar por quatro lugares, juntando-se depois ao top12 (já convidado para o mundial).

A “b-girl” Vanessa conseguiu revalidar o título após uma batalha de três rondas em frente à “b-girl” Nastya Foto: Red Bull BC One

Na fase mundial, em Nova Iorque, irão sair apenas dois vencedores: um masculino e um feminino. A “b-girl” Vanessa espera este ano conseguir pelo menos chegar ao top16. Até lá, para se preparar fisicamente, vai continuar a participar em competições com outros “breakers” (praticantes de breaking).

Note-se que, em 2021, Vanessa Marina foi campeã nacional do Red Bull BC One Cypher Portugal, tendo ficado a “um passo” do palco mundial.

No currículo da dançarina de Leiria, que vive há oito anos em Inglaterra, onde dá aulas de dança, consta também o primeiro lugar na competição nacional Red Bull BC One Reino Unido, em 2019.

O Red Bull BC One tem sido nos últimos 20 anos palco internacional desta modalidade, que representa uma das várias formas de expressão das danças urbanas, tratando-se de um movimento cultural iniciado na década de 80 do século XXI, que passou das ruas de Nova Iorque para todo o mundo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.