Assinar
Pombal

Gosta de favas? A leguminosa é a estrela do festival deste fim de semana em Meirinhas

Favas com chouriço, bacalhau com favas ou pudim de favas são alguns dos pratos que pode encontrar no certame que começa sexta-feira, dia 13.

São três dias para saborear a leguminosa e celebrar o convívio, a tradição e o associativismo. De 13 a 15 de maio, o Festival da Fava acontece em Meirinhas, concelho de Pombal.

O Festival da Fava, tradicionalmente comemorado em maio, não tem sido realizado no seu formato original, devido às circunstâncias pandémicas, mas está de regresso este ano, com nova edição.

As favas foram plantadas num terreno com cerca de 8.000 metros quadrados na freguesia e recolhidas na última semana. Descascadas, traduz-se numa tonelada de favas e estão prontas para a confeção. Falta juntar alguns ingredientes para concluir a receita, salgada ou doce, e depois servir.

A ideia de criar o Festival das Favas surgiu há seis anos. “É um festival diferenciador na região e uma forma de atrair à freguesia amantes deste produto sazonal e de divulgar esta tradição local. É importante permitir que as pessoas conheçam ‘as novas Meirinhas’, das pessoas empreendedoras, mas que também saibam que temos esta tradição rural e uma grande qualidade gastronómica”, disse João Pimpão, presidente da Junta de Freguesia.

No festival que decorre ao longo de três dias (de sexta-feira a domingo), junto ao Salão de Coletividades, é possível provar variados pratos, onde o ingrediente estrela é a fava, desde os mais tradicionais, como as famosas favas com chouriço, até aos mais inusitados, como favas fritas ou bacalhau com favas. Até há um pudim de fava e um bombom de fava, criado pelo chef Flávio Silva, natural de Meirinhas.

Paralelamente, há momentos de animação com a atuação de ranchos folclóricos e bandas locais, uma mostra de artesanato com artigos produzidos por artesãos locais e demonstrações de show cooking. No domingo de manhã, dia 15, a partir das 9 horas, tem início a caminhada, com grau de dificuldade fácil (inscrições em jf-meirinhas.pt).

Com Sofia Santos Cardoso

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados