Assinar
Cultura

Música, visitas, exposições e muito mais para celebrar de noite e de dia os nossos museus

É tempo de festejar a Noite e o Dia Internacional dos Museus. Nos próximos dias, há muitas propostas com entrada gratuita. Deixamos aqui algumas sugestões para os próximos dias.

Eduardo Ramos leva uma homenagem a Francisco Rodrigues Lobo ao Centro de Diálogo Intercultural de Leiria - Igreja da Misericórdia

“O poder dos museus” é o mote para o Dia Internacional dos Museus, que se festeja a 18 de maio. Antes, já no sábado, há Noite dos Museus, e as propostas para assinalar as duas efemérides são várias na região e prolongam-se por vários dias.

Museu de Leiria
O concerto meditativo Água de Lys, com participação especial de Corassom, acontece sábado, dia 14, às 18h30. Domingo, dia 15, Luca Argel atua na Sala do Capítulo (18h30). No dia 18 (10h30), o museu recebe “O Ponto do Conto: histórias de Tesouros, Castelos e Palácios”, por Luís Mourão e CaosArte. Sábado, dia 21, é inaugurado mais um momento da parceria do museu com o Espaço Serra, no caso uma exposição de artes plásticas assinada por Ana Rita António (15h30)

mimo (Leiria)
Light Painting com Toni Palmeira, com início no mimo e final no Castelo, no sábado, dia 14 (21h). Dia 15 de maio (10h30 há visita dançada à exposição “Identidade Territorial Imaginário Visual da Região”, pela Escola de Dança Clara Leão. Curtas da Monstrinha são exibidas dia 18 (10h30 e 14h) e também há oficina de cinema de animação (14h). Sexta-feira, dia 20, há visita orientada ao museu (10h30 e 15h), e no sábado, dia 21, a extensão do Leiria Film Fest, com exibição de uma seleção de vencedores (15h)

Agromuseu da Ortigosa (Leiria)
“Zé dos Pipos e a Maria Paciência” protagonizam uma visita cénica ao Agromuseu Dona Julinha, na Ortigosa, este sábado, dia 14 (21h30). A encenação é do Grupo O Gato e a entrada é livre

Centro de Diálogo Intercultural (Leiria)
Ainda por Leiria, na Igreja da Misericórdia há música renascentista por Eduardo Ramos, numa homenagem a Francisco Rodrigues Lobo. É na quarta-feira, dia 18 (19 horas). Antes, pela manhã (10h30), há espetáculo teatral “Léguas de Línguas”, da SAMP, por Yumiko Ishizuka, Inesa Markava, Sandie Mourão Mourão e Laura Perdomo. O teatro de marionetas, “A viagem de Mustafá”, de Ângela Ribeiro, é apresentado sexta-feira, dia 20 (11h e 14h30) e sábado, (10h30). Também no sábado há performance “Visita Dançada” com Inesa Markava (16h)

Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho (Santa Eufémia, Leiria)
Visita orientada ao centro de interpretação que ajuda a conhecer melhor a história do Menino do Lapedo, do sítio onde foi encontrado e, também, da evolução humana (14h30)

Castelo de Leiria
Visita noturna “À descoberta do Castelo” nos dias 13 e 20 de maio (21h) (inscrições já esgotadas)

Alcobaça
Ao longo do dia 18 há visitas temáticas e gratuitas ao Museu do Vinho de Alcobaça, Museu Raul da Bernarda (dedicado à louça artística dos finais do séc. XIX aos anos 50 do séc. XX e vestidos do antigo Rancho do Alcoa) e à Central da Confluência dos Rios Alcoa e Baça (primeira mini-hídrica industrial de Alcobaça)

Batalha
Domingo, dia 15 (16h30), há visita orientada ao Mosteiro da Batalha, por Francisco Teles da Gama (o ponto de encontro é o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB). No dia 20 (19h), no MCCB Luís Mourão e CaosArte apresentam “Contos (en)Cantados). E no dia 21 (11h), o MCCB abre portas para “O poder do Museu – Histórias e segredos por detrás dos objetos (todas as atividades gratuitas, com inscrições por geral@museubatalha.com ou telefone: 244 769 878)

Caldas da Rainha
No Museu da Cerâmica e Museu José Malhoa há visitas guiadas gratuitas no sábado, 14 de maio, das 18 às 20 horas, com destaque para os acervos que mais se relacionam com as Caldas da Rainha. Gerado Rodrigues dá um recital de piano no Museu José Malhoa no dia 18 (21h), com participação especial de Sofia Miradouro (soprano), Afonso Esteves (violino) e Catarina Coelho (violoncelo)

Marinha Grande
Visita guiada ao Museu Joaquim Correia, no sábado, 14 de maio (15h), bem como à exposição “Arte de saber ser”, da Escola Pátio da Inês. À noite (21h30), há dança etnográfica com o Rancho Folclórico de Picassinos, lembrando aspetos da história da Marinha Grande. Entre 17 e 22 de maio, as entradas são gratuitas no Museu do Vidro e, em algumas manhãs, há visitas encenadas para crianças

Óbidos
A rainha D. Maria I está no centro das comemorações nos Museus d’Óbidos: no dia 18 há duas visitas guiadas encenadas pela rainha enquanto anfitriã, lembrando que o atual Museu Municipal de Óbidos – antigo palácio seiscentista da Família Brito Pegado – foi adaptado em 1782 com avultadas obras de melhoramento para receber a rainha D. Maria I e a família real portuguesa. Visita às 10 horas para público infanto-juvenil e às 15 horas para público adulto. Ponto de encontro no Posto de Turismo

Ourém
No Castelo e Paço dos Condes de Ourém há visita noturna este sábado, dia 14 (21 horas). Já o Museu Municipal de Ourém – Casa do Administrador recebe Danças no Museu este domingo (16h), uma proposta para dançar músicas tradicionais da Europa e outras latitude. Entre os dias 18 e 22 de maio há dia aberto no Museu Municipal de Ourém e visitas guiadas gratuitas ao Castelo e Paço dos Condes de Ourém (inscrições gratuitas para todas as atividades: 919 585 003 ou 249 540 900). Em Fátima, o Consolata Museu Arte Sacra e Enologia inaugura dia 18 (18h18) a exposição de Francisco Silva, “Formas e expressões”

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.