Sete museus e espaços culturais do concelho de Leiria vão assinalar o Dia Internacional dos Museus a partir de sábado com uma programação especial, anunciou hoje o município.

A efeméride é celebrada a 18 de maio, segunda-feira, e tem como tema em 2020 “Museus para a igualdade: Diversidade e inclusão”.

Em Leiria, os vários espaços geridos pela Câmara iniciam a comemoração já no sábado com performances em direto, visitas virtuais, documentários, entre outras ações que serão transmitidas pelas respetivas páginas de Facebook de cada um dos espaços.

A programação envolve o Agromuseu Municipal Dona Julinha, Banco das Artes Galeria, Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, mimo – museu da imagem em movimento, Moinho do Papel e Museu de Leiria.

O tema definido para este ano para o Dia Internacional dos Museus, “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão” pretende promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais, celebrar a diversidade de perspetivas e promover ferramentas para identificar e superar preconceitos através do que os espaços expõem e das histórias que contam.

Programa