Assinar
Cultura

Sugestões para celebrar o Dia Internacional dos Museus na região

“Museus, sustentabilidade e bem-estar” é o mote para o Dia Internacional dos Museus, que é assinalado a partir de amanhã, 18 de maio, e durante os próximos dias. Conheça algumas das propostas dos museus da região.

Em 2023, o Dia Internacional dos Museus tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, procurando destacar o importante contributo dos museus para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Há muitas atividades programadas em museus da região neste Dia Internacional dos Museus, que se festeja amanhã, 18 de maio, e cuja programação se estende durante os próximos dias. Entre elas, deixamos algumas sugestões para vivenciar os nossos museus nos próximos dias:

Leiria
No Museu de Leiria alunos do Orfeão de Leiria apresentam-se em concerto amanhã, quinta-feira, dia 18 (18h30). Também amanhã, no Moinho do Papel, há espetáculo de ilusionismo e circo com Universo dos Pequenos (14h). Ainda amanhã, o Museu Escolar dos Marrazes promove visitas guiadas gratuitas. Na sexta-feira, dia 19, o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia propõe as marionetas “A viagem de Mustafa”, por Ângela Ribeiro (10h30 e 14h30). E no Castelo de Leiria há oficina ludico-pedagógica “O Rei Tomilho” sobre a erva aromática que existe no monumento (10h e 15h). Sábado, dia 20, o Agromuseu da Ortigosa abre portas para oferecer música portuguesa com o grupo Cantares na Eira (21h)

Alcobaça
Há entradas livres no Museu do Vinho, Museu Raul da Bernarda e Central da Confluência dos Rios Alcoa e Baça esta quinta-feira, 18 de maio

Batalha
O Museu da Comunidade Concelhia promove no sábado, dia 20 (11h) uma visita à vila, orientada por Cláudio Oliveira, autor do livro “Como do velho se fez novo”. Domingo, dia 21 (11h e 15h), há oficina para famílias “O museu faz bem” (inscrições para ambas as atividades: geral@museubatalha.com)

Caldas da Rainha
Ao final da tarde desta quinta-feira, dia 18 (18h), o Museu José Malhoa convida a um “Passeio pela Arte: Percurso pelas esculturas ao ar livre”

Marinha Grande
O Museu Joaquim Correia está bastante ativo e na noite desta quinta-feira, 18 de maio, abre portas (20h) para um serão de jogos de tabuleiro com a Associação Spiel Portugal (a partir dos 8 anos). No sábado, dia 20, há workshop de urban sketching com João Coutinho, igualmente no Museu Joaquim Correia (9h30-12h30, inscrição: museu.jcorreia@cm-mgrande.pt). Nesse mesmo dia, o mesmo João Coutinho orienta uma visita guiada à exposição “Revisitando os (es)passos de Joaquim Correia”, no mesmo museu (15h). O Estúdio Poeiras Glass, no Edifício da Resinagem, faz demonstrações de fabrico de vidro soprano no sábado e domingo, dias 20 e 21 (14h-17h). E no Museu do Vidro, há visitas encenadas no sábado (22h) e domingo (15h), para crianças dos 6 aos 10 anos (incrições: museu.vidro@cm-mgrande.pt). No mesmo museu, domingo (10h30) há Ateliê Infantil de Pintura sobre o Vidro, para crianças dos 6 aos 12 anos, que devem levar um frasco de vidro (inscrições: museu.vidro@cm-mgrande.pt)

Óbidos
No Museu Municipal de Óbidos há concerto da Orquestra de Cordas – Academia de Música de Óbidos esta quinta-feira, 18 de maio (19h)

Ourém
O Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, inaugura esta quinta-feira, dia 18 (18 horas), a exposição “Entre aspas” (até 2 de julho)

Pombal
O Teatro à Solta promete “A melhor visita encenada do mundo” no Museu Municipal de Pombal esta quinta-feira, dia 18 (16h). É também inaugurada a exposição “Marquês pelas tuas mãos” (18h30)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.