Assinar
Saúde

Tertúlia sobre o cancro junta especialistas e sobreviventes na Aldeia da Saúde

O encontro, destinado à população em geral, tem lugar no sábado à tarde, no Mercado de Santana, em Leiria. A entrada é livre.

Os rastreios oncológicos, entre os quais o do cancro da mama, estão entre os temas a abordar por vários especialistas JOAQUIM DÂMASO

“Com(o)viver com o cancro” é o tema da tertúlia a realizar este sábado, dia 28, às 16 horas, no Mercado de Santana, no âmbito da 10ª edição da Aldeia da Saúde.

O programa da sessão, de entrada livre, conta com a participação de vários especialistas e de dois doentes sobreviventes de cancro.

A intervenção de Mónica Rodrigues Reis, especialista de Medicina Geral e Familiar, incidirá sobre os rastreios oncológicos na comunidade, enquanto Gustavo Capelão, cirurgião, e Maria Azevedo Silva, gastroenterologista abordarão os fatores de risco, diagnóstico e tratamento dos cancros da mama e gastrointestinal, respetivamente.

Sónia Leitão, Sónia Leirião, psicóloga, partilhará a sua perspetiva profissional no acompanhamento dos doentes com cancro, contando ainda a sessão com os testemunhos de uma paciente mastectomizada e um doente ostomizado.

O encontro será moderado por Cristina Pissaro, médica oncologista, e Martine Rainho, jornalista.

A iniciativa tem por objetivo “desmistifica estigmas ligados à doença oncológica, através de diversas perspetivas do cancro, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce”, destaca a organização, a cargo da associação “EU-MAO Education Union Medical Association”, com colaboração do Centro Hospitalar de Leiria, do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral (ACeS PL) e da Sub-região de Leiria da Ordem dos Médicos.

Aldeia da Saúde, promovida pelo REGIÃO DE LEIRIA com a Câmara de Leiria, decorre entre sexta-feira e domingo, no Mercado de Santana.

O evento abre portas esta sexta, dia 27, entre as 15 e as 19 horas, no sábado, entre as 10 e as 19 horas, e no domingo, entre as 10 e as 18 horas.

Fique a par do programa detalhado através do guia que pode consultar aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados