Assinar
Leiria

Acácio de Sousa lança “Concelho de Leiria – Manifestações populares de tradição”

Investigador apresenta segunda-feira, dia 13 de junho, novo trabalho dedicado a manifestações profanas, festas, romarias e gastronomia regional de todas as freguesias de Leiria.

As manifestações da tradição popular do concelho de Leiria são tratadas na mais recente obra de Acácio de Sousa. O historiador e investigador apresenta “Concelho de Leiria – Manifestações populares de tradição” na segunda-feira, 13 de junho, dia da freguesia de Leiria, em cerimónia a ter lugar no Celeiro da Casa do Terreiro, a partir das 18 horas.

Segundo nota da editora Hora de Ler, o novo livro “contribui para o conhecimento de tantos ‘saberes-fazer’ e ‘saberes-estar'”, nomeadamente no que diz respeito às “manifestações populares profanas, as festas e romarias e a gastronomia regional relativas a Leiria e ao seu termo”.

Em foco nesta investigação estão vários aspetos relativos a todas as freguesias do concelho de Leiria. 

Além dos conteúdos apresentados de forma descritiva e interpretativa, acrescenta a Hora de Ler, o livro oferece ainda diferentes quadros de consulta imediata, que se juntam ao glossário breve relativo à gastronomia.

“O leitor tem, assim, oportunidade de ler o livro em tempos diferenciados, com diferentes velocidades de apreensão da informação, podendo usar este livro como repositório de conhecimento para consulta rápida, à maneira de índices sobre as temáticas que analisa respeitantes ao concelho de Leiria”.

O livro de Acácio de Sousa será apresentado por Marco Daniel Duarte e o momento contará, também, com uma breve encenação etnográfica pelo grupo de teatro “O Gato”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados