Assinar
Leiria

Alunos de Marrazes vencem Prémio Mário Soares e visitam Parlamento Europeu

Na edição de 2021, estiveram a concurso mais de uma centena de trabalhos. Estudantes leirienses receberam um dos cinco prémios atribuídos.

Um vídeo, que fala sobre a vida de um cidadão europeu , a liberdade e sobre o trabalho que Mário Soares fez para o atual contexto de democrático, valeu o Prémio Mário Soares 2021 a dois alunos do Agrupamento de Escolas de Marrazes e uma viagem a Bruxelas.

Entre 2 e 4 de junho, Duarte Abreu e Afonso Abreu, estudantes que frequentavam o Agrupamento de Escolas de Marrazes no momento da candidatura ao prémio, estiveram em Bruxelas,  acompanhados por Patrícia Martins, animadora cultural do agrupamento, para visitar ao Parlamento Europeu, contactar com alguns deputados socialistas portugueses e conhecer melhor a cidade.

Premiados visitaram Grand Place, em Bruxelas.

O Prémio Mário Soares, instituído pela Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu, Grupo S&D – Associação de Deputados, é atribuído anualmente e destina-se a galardoar os estudantes do 3º ciclo do ensino básico, pelos trabalhos realizadosno âmbito da componente curricular Cidadania e Desenvolvimento e que valorizem aspetos da Cidadania Europeia.  

Dos 103 trabalhos a concurso, além da escola de Marrazes, outros quatro trabalhos de estabelecimentos de ensino de Oliveira de Azeméis, Madeira, Açores e Alverca foram premiados. Os estudantes realizaram uma visita guiada ao Parlamento Europeu, convívios e palestras com os eurodeputados Carlos Zorrinho, Pedro Marques, Isabel Estrada Carvalhais e Maria Manuel Leitão Marques, e visitas ao Parlamentarium e House of European History.

“Foi o despertar da consciência para o ativismo, a cidadania e a participação que ganhámos em projetos, como o teatro, residências artísticas, no Festival A Porta ou com a Gulbenkian, que nos fizeram despertar para a importância de fazer ouvir a nossa voz”, explicam os alunos para justificar o trabalho reconhecido.

Alunos estiveram com eurodeputado socialista Pedro Marques.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados