Assinar
Cultura

Arte urbana volta a ‘invadir’ Figueiró dos Vinhos com o festival Fazunchar

Os já célebres murais estarão a cargo dos artistas espanhóis Alba Fabre Sacristán, Juan Rivas, Slim Safont e Taquen, e dos portugueses Lourenço Providência e Mariana, a miserável.

O festival Fazunchar vai realizar de 13 a 21 de agosto a sua 4ª edição, com a pintura mural e outras artes a invadirem as ruas de Figueiró dos Vinhos, que este ano pretende retomar a tradição de decorar a vila com flores.

Este ano, para a criação dos “já célebres murais que têm transformado a paisagem urbana e imagética de Figueiró dos Vinhos”, no distrito de Leiria, estarão os artistas espanhóis Alba Fabre Sacristán, Juan Rivas, Slim Safont e Taquen, e os portugueses Lourenço Providência e Mariana, a miserável, anunciou hoje a organização, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

As pinturas murais serão feitas em “várias zonas distintas do concelho – centro histórico e todas as restantes freguesias”, referiu, sublinhando que, este ano, haverá também uma ‘open call’ para a pintura de um mural, numa chamada para qualquer artista português ou que viva em Portugal, com candidaturas abertas até 24 de julho.

Outra das novidades para a presente edição passa pela ação comunitária “Vila Florida” – nome que vem da distinção que Figueiró dos Vinhos recebeu em 1998 (“Vila Florida da Europa”) -, em que a população é desafiada a recriar uma antiga tradição do concelho, “entretanto caída no esquecimento”, de construir flores de papel para a decoração das suas ruas.

“Para integrar o roteiro de arte existente, a artista brasileira Arashida foi desafiada a criar um conjunto de telas, que ficarão em vários locais de destaque do centro histórico da vila”, acrescentou a organização.

Na presente edição, o ilustrador Francis.co irá apresentar o resultado da residência artística de desenho que fez em 2021, com a exposição “Esquecidos”, patente no Museu e Centro de Artes até 31 de agosto.

De acordo com a organização, este ano, Mariana Vasconcelos (vídeo), Miguel Oliveira (fotografia), Silly (música) e João Pedro Vala (literatura) serão os participantes nas residências artísticas do Fazunchar.

O programa conta ainda com um concerto de Silly, a 19 de agosto, e outro no dia seguinte, de Papercutz, Ensemble e Vasco Mendes, assim como visitas guiadas orientadas pela curadora do festival, Lara Seixo Rodrigues.

O “Jornal de Cordel”, oficinas e um piquenique comunitário são outras das propostas do festival.

O Fazunchar é uma iniciativa promovida pelo Município de Figueiró dos Vinhos, com curadoria e coorganização da Mistaker Maker.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados