Assinar
Alcobaça

Chita de Alcobaça exposta em museu de França

A mostra é composta por cerca de 50 peças do acervo de Maria do Céu Pereira de Sampaio.

A mostra está patente ao público até janeiro de 2023 CMA

Está patente no Museu de Toile-de-Jouy, em França, localizado nos arredores de Versalhes, a exposição “Chitas de Alcobaça: viagem pela Coleção Pereira de Sampaio”.

Trata-se de uma organização da Associação de Defesa e Valorização do Património de Alcobaça (ADEPA), sendo a mostra composta por cerca de 50 peças do acervo de Maria do Céu Pereira de Sampaio, alcobacense recentemente falecida e mãe do historiador e ex-diretor do Mosteiro de Alcobaça, Jorge Pereira de Sampaio.

A ADEPA submeteu, com sucesso, a exposição à comissão da iniciativa Temporada Cruzada Portugal França 2022, uma iniciativa de programação bilateral que decorre nos dois países até ao final de outubro de 2022.

Esta iniciativa tem como objetivo o reforço da amizade entre ambas as nações que partilham grandes comunidades residentes. Para a vice-presidente da Câmara de Alcobaça, “a presença da chita neste museu não podia ser mais apropriada, tendo em conta que Toile-de-Jouy é o nome dos tecidos pintados ou estampados a partir de 1760 na fábrica de Jouy-en-Josas”.

“Trata-se de um têxtil com uma forte identificação com a cultura deste território francês o que ecoa perfeitamente com a importância histórica da chita de Alcobaça”, notou Inês Silva, que participou na inauguração da mostra em representação do município.

A exposição está patente ao público até 15 de janeiro do próximo ano.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados