Assinar
Leiria

Assistente virtual do Politécnico de Leiria já “falou” com mais de três mil pessoas

Foi há cerca de oito meses que Sofia, a designação adotada para o chatbot do politécnico da cidade do Lis, entrou em funcionamento

Nos seus primeiros oito meses de “vida”, a assistente virtual do Politécnico de Leiria já foi questionada mais de 17 mil vezes.

No início deste mês, adianta a instituição em comunicado, Sofia tinha interagido com 3.370 utilizadores e recebido 17.470 mensagens ou questões.

Foi há cerca de oito meses que Sofia, a designação adotada para o chatbot do politécnico da cidade do Lis, entrou em funcionamento.

Em concreto, este é um sistema automático de conversação, ou seja, sem intervenção humana, disponível em permanência. De acordo com os dados hoje revelados pelo Politécnico de Leiria, a Sofia entendeu 90 por cento das questões que lhe foram colocadas.

A Sofia, isto é, o chatbot do politécnico, “foi desenvolvido de forma colaborativa com a Inetum, com base numa solução própria de inovação da empresa, o BotFoundry”, adianta nota de imprensa do instituto.

“Através de serviços de inteligência artificial e de machine learning, esta solução está em constante e intensa formação de modo a estar preparada para responder às dúvidas de estudantes e outros utilizadores. Desta forma, é possível melhorar as respostas de acordo com o tipo de questões que são efetuadas e o nível de satisfação em relação aos resultados obtidos”, adianta Abel Costa, Managing Director Portugal & Group VP da Inetum.

“Estamos muito satisfeitos por saber que esta solução permite ao Politécnico de Leiria estar mais próximo da sua comunidade académica. Trata-se de um projeto em contínua evolução que iremos apoiar e fazer progredir”, afirma Abel Costa, citado na nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

“A necessidade desta ferramenta digital surgiu face ao elevado volume de solicitações e a necessidade de encontrarmos soluções digitais inteligentes e complementares ao atendimento presencial”, explica Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados