Assinar
Ansião

Câmara de Ansião proíbe festas, romarias e outros eventos até domingo

A decisão do presidente da Câmara decorre da situação de contingência decretada em todo o país, devido aos incêndios.

A Câmara de Ansião, no distrito de Leiria, proibiu todas as festas, romarias e atividades culturais, desportivas e recreativas até domingo, dia 17, de acordo com um despacho assinado na sexta-feira pelo presidente da autarquia, António José Domingues.

“Determino a proibição de realização, no concelho de Ansião e até dia 17/07/2022, de todas as festas, romarias e atividades culturais, desportivas e recreativas, programadas ou eventuais, abertas ao público”, lê-se no despacho enviado à agência Lusa.

O despacho “revoga automaticamente qualquer alvará ou autorização municipal concedida que com ele colida, podendo ser objeto de prorrogação caso se verifique” o prolongamento da declaração da situação de contingência além de domingo.

O documento determina ainda dar-se conhecimento às freguesias, coletividades, Guarda Nacional Republicana e Bombeiros Voluntários de Ansião.

A decisão teve em conta a declaração de situação de contingência, para todo o território continental, e o facto de o concelho estar a ser fustigado continuadamente desde o dia 8 de julho, há uma semana, “com severos incêndios rurais, com extensa área ardida, com avultados danos sobre o património natural, bem assim sobre o património das pessoas e das empresas, com grave risco imposto à proteção da saúde e da vida” da população.

Por outro lado, aponta o “esforço que, neste contexto, impende sobre o dispositivo operacional de proteção civil”, considerando, igualmente, que, “neste gravoso contexto, importa tomar todas as medidas que concorram para a salvaguarda do concelho, do seu património, da sua economia e da saúde e da vida das pessoas”.

Ansião acionou também o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

O fogo que atingiu Ansião resultou de um incêndio no concelho vizinho de Pombal, que deflagrou na freguesia de Abiul no passado dia 8 de julho, pelas 14h50.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados