Assinar
Cultura

“Casa das Conchas” mostra mais de 800 espécies da lagoa de Óbidos e não só

Exposição, com cerca de 800 espécies de conchas e búzios, conta as histórias desenvolvidas em torno da lagoa de Óbidos e da Foz do Arelho.

A exposição “Casa das Conchas” convida a uma viagem pela costa portuguesa, com especial atenção à fauna malacológica da lagoa de Óbidos.

Este projeto foi desenvolvido pelo Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania das Caldas da Rainha, em parceria com a Mar d’Água – Associação para a Lagoa de Óbidos, com o apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e da Junta de Freguesia da Foz do Arelho e está patente na “casa dos barcos”, nas antigas instalações do Posto de Socorros Visconde de Moraes (avenida do Mar), junto à praia da Foz do Arelho.

Ao todo estão em exposição cerca de 800 conchas e búzios que permitem contar um pouco das atividades desenvolvidas em torno da lagoa. “Consegue ouvir? A Aberta da Lagoa está fechada!”. O som do búzio, hoje em dia apenas evocativo, já foi em tempos sinal de apelo, avisando a população de que era preciso ir abrir o canal que liga a lagoa ao mar.

Para além da coleção, serão ainda contadas várias histórias e curiosidades relacionadas com a temática principal da exposição, as conchas. Pequenas ou grandes, lisas ou cobertas de sulcos, decorativas ou com o interesse comercial, as conchas desempenham também um papel central na história da Foz do Arelho e da lagoa de Óbidos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.