Assinar
Sociedade

Henrique Sommer, na Maceira, é a melhor escola pública do país

Resultados do ranking nacional do secundário foram divulgados esta sexta-feira.

Foi uma subida de 33 posições. A Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, em Maceira, Leiria, ocupa o 40º lugar do ranking nacional de escolas e o primeiro no distrito de Leiria, feito com base nos exames do ensino secundário em 2021.

De acordo com a análise realizada pelo jornal Público, esta sexta-feira, o melhor estabelecimento de ensino público, em Portugal, é a escola do concelho de Leiria, com uma média de 13,41 valores. Está na 40ª posição. Em 2020 ocupava o 73º lugar e em 2019 tinha sido 41ª.

Entre o 1º lugar do ranking nacional, ocupado por um “novo líder” – Colégio Nova Encosta, de Paços de Ferreira – e o 39º lugar, apenas existem escolas privadas, nenhuma da região.

Em segundo lugar, no distrito de Leiria, está a Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ferreira Ribeiro, de Alvaiázere, que ocupa a 59ª posição. Segue-se a Secundária Raul Proença, de Caldas da Rainha, no 90º lugar. A Básica e Secundária da Guia, em Pombal, ocupa o 99º lugar e o quarto no distrito. O top5 termina com um estabelecimento de ensino privado, o Colégio João de Barros, no 100º lugar nacional, com uma média de 12,24 valores.

Até ao top10, completam o ranking nacional no distrito a Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, no 124º lugar; o Instituto D. João V, em Pombal, de ensino privado, em 178º lugar; a Secundária da Batalha na 188ª posição; a Secundária Eng. Calazans Duarte, na Marinha Grande, na posição 201 do ranking; e, por último, a Escola Seundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, no lugar 215, com uma média de 11,55 valores.

No concelho de Ourém, o Centro de Estudos de Fátima (ensino privado) está no 85º lugar do ranking, sendo o segundo melhor estabelecimento do distrito de Santarém. A Escola Básica e Secundária de Ourém (ensino público) ocupa a 161ª posição, e o Colégio de São Miguel (ensino privado) está na 387ª posição.

Notas de exames

O trabalho apresentado pelo Público avalia as escolas nacionais onde se realizaram pelo menos 62 provas nacionais, mas também outros indicadores.

No caso das notas mais altas dos oito exames analisados para este ranking – Português, Matemática, Biologia, Geografia, História, Economia, Física e Química, e Filosofia – a Henrique Sommer volta a dominar as notas mais altas. Em Biologia foi a melhor escola do distrito com a nota de 13,71, tal como com Física e Química com 12,28 valores, e em Economia, com 14,80.

A Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos conseguiu a melhor média no distrito no exame de Filosofia, com 16,10 valores, e no exame de Geografia, com a nota de 13,56. A Escola Secundária da Batalha obteve 14 valores no exame de Português, enquanto o Colégio Rainha D. Leonor, em Caldas da Rainha, foi o melhor no exame de Matemática, com 14,11. A média do exame de História com a nota mais alta foi para a Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio.

Em Santarém, o Centro de Estudos de Fátima tem a melhor média do exame de Biologia, com 13,68 valores, e de Economia, com 13,83 valores.

Atendendo que os dados dos rankings são fornecidos pelo Ministério da Educação e ordenados pelos órgãos de comunicação, são possíveis divergências entre rankings de diversos órgãos de comunicação social. Este artigo foi elaborado levando em conta o ranking apresntado pelo jornal Público. 

Recorde aqui o vídeo realizado pelo REGIÃO DE LEIRIA, no âmbito do projeto “Nós na Escola”, no ano de 2013.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados