Assinar
Sociedade

Colégio João de Barros e Secundária Domingos Sequeira lideram ranking de exames na região

Conheça o lugar que ocupa cada um dos 33 estabelecimentos da região com ensino secundário no ranking nacional

O Colégio João de Barros, de Pombal, garantiu a melhor classificação regional no que toca aos exames nacionais do ensino secundário de 2020, com uma média de 14,89 valores. Face ao ranking do ano anterior, e de acordo com a lista publicada esta sexta-feira pelo jornal Público, desceu apenas uma posição colocando-se em 55º lugar de entre 567 escolas públicas e privadas com mais de 62 provas realizadas.

Os primeiros 40 lugares deste ranking nacional são ocupados por estabelecimentos de ensino privado ou cooperativo, sendo que o Colégio João de Barros surge em 48º lugar no conjunto de 87 colégios com mais de 62 provas de acesso ao ensino superior realizadas.

Já a secundária Domingos Sequeira, de Leiria, que surge em segundo lugar a nível regional e em 59º a nível nacional com uma média de 14,67 valores, integra o top 10 das escolas públicas com a média mais elevada nos exames. A melhoria dos resultados permitiu-lhe avançar 24 lugares.

Quanto à Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, da Maceira, que em 2019 conquistou a terceira posição entre as escolas públicas com melhores resultados do país, a primeira das rede públicas e privada a nível regional e a 41ª no total nacional, desceu em 2020 para o terceiro lugar a nível regional e para o 73º a nível nacional, não obstante a subida registada na média dos exames: de 12,69 valores para 14,46.

A melhoria das resultados foi aliás uma constante em todas os estabelecimentos de ensino, havendo na região apenas registo de médias negativas na Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira, de Leiria, num total de 13 provas realizadas.

A lista regional (distrito de Leiria e concelho de Ourém) integra 33 escolas com ensino secundário, 24 dos quais da rede pública. Três das escolas não estão classificadas na tabela por terem realizado menos de 62 exames.

Escola de Alvaiázere em 9º lugar no ranking da superação

Já no ranking da superação – ranking que o jornal Público e a Católica Porto Business School definem como alternativo ao das notas dos exames, sendo ordenadas 447 escolas das que mais superam para as que mais ficam aquém do valor que seria esperado tendo em conta o contexto socioeconómico dos alunos” -, o destaque vai para a Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, de Alvaiázere. Identificada com contexto socioeconómico desfavorável, garantiu uma média de 14,41 valores contra os 12,88 esperados, o que lhe garantiu o 9º lugar a nível nacional.

Os resultados dos exames nacionais, que se reportam a 2020 voltaram a ser divulgados pelo Ministério da Educação mais tarde do que o habitual em anos anteriores, surgindo a um mês do fim do ano letivo.

Posição das secundárias da região de Leiria no ranking nacional 2020
*Escolas com menos de 62 provas não são ordenadas no ranking
Contexto desfavorável (D) – escolas com valores mais desfavoráveis nas três variáveis de contexto (pais menos escolarizados, mais alunos com ASE, idade média dos alunos mais elevada)
Contexto intermédio (I) – escolas com valores intermédios (menos jovens abrangidos pela ASE, pais mais escolarizados, idade média dos alunos do 12º ano mais baixa)
Contexto favorável (F) – escolas com valores mais favoráveis nas três variáveis
Fonte: Jornal Público

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados