Assinar
Leiria

Empresas colocam Região de Leiria na liderança da execução dos fundos europeus

“Verifica-se que a Região de Leiria é a que apresenta maior fundo per capita (1.236 euros)”, refere a comunidade intermunicipal

Foto de um trabalhador em cenário fabril

A Região de Leiria regista “a melhor taxa de execução de fundos europeus” do programa Centro 2020, no primeiro semestre do ano”, devido, “na sua maioria, às aprovações dos sistemas de incentivos às empresas”.

Segundo a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM Região de Leiria), até ao final de junho “foram aprovadas 194 operações, com mais de 40 milhões de euros atribuídos” pela União Europeia, que “correspondem a uma taxa de execução de 62,2%”, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial.

“Na distribuição das aprovações regionalizáveis, verifica-se que a Região de Leiria é a que apresenta maior fundo per capita (1.236 euros) devido, na sua maioria, às aprovações dos sistemas de incentivos às empresas”, explica em comunicado a CIM Região de Leiria, que cita o último “Boletim Mensal” do Programa Operacional do Centro – Centro 2020.

Segundo o comunicado, divulgado na quinta-feira, dia 25, nos “fundos aprovados através dos sistemas de financiamento a entidades públicas e privadas, Leiria destaca-se igualmente por dispor da maior taxa de execução da Região Centro, com 64,6% (mais 8 pontos percentuais que a média do Centro), a que corresponde o valor global de fundos aprovados de 364,1 milhões de euros”.

Ao nível do investimento empresarial, a Região de Leiria e a Região de Aveiro são aquelas que contam com um maior fundo aprovado (26% e 23%, respetivamente), representando apenas o sistema de incentivos aprovado para as empresas o montante 207,8 milhões de euros.

Ao nível do critério “investimentos municipais”, o programa Centro 2020 aprovou, no primeiro semestre do ano, na Região de Leiria, 192 candidaturas, que representam um investimento de 140,6 milhões de euros e um fundo aprovado de 91,1 milhões.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados