Assinar
Cultura Exclusivo

Fazunchar: Mariana, a miserável homenageia em Figueiró o pão na forma de azulejo

O festival das artes de Figueiró dos Vinhos convidou-a e ela respondeu com um desafio. O resultado é o primeiro painel de azulejos assinado pela artista de Leiria que fica em espaço público.

Terça-feira foi colocado o painel idealizado por Mariana, a miserável para o Fazunchar: é a primeira obra de arte pública neste suporte que o festival apresenta em Figueiró dos Vinhos Miguel Oliveira

Estamos habituados a ver o trabalho multifacetado de Mariana, a miserável, noutra escala: álbuns, posters, livros, quadros. Mas a ilustradora de Leiria conta já com obra de arte pública em Portugal. Gosta da efemeridade – “em Viseu tenho um [mural] já esbatido e gosto daquilo”; desgosta da exposição ao público e das duras condições de trabalho – “admiro quem faz disto vida”. Em festivais, começou em 2013, no Walk & Talk nos Açores, mas de então para cá tem doseado as participações. Este ano, contudo, vai ter uma parede de Figueiró dos Vinhos. Mariana junta-se à galeria ao ar livre que o festival Fazunchar tem instalado na vila desde 2018, contribuindo com a mais recente paixão: os azulejos.

Há muito que ela apreciava o património azulejar do modernismo português, nas lojas, cafés ou estações de metro. “Maria Keil, Júlio Resende, Querubim Lapa são nomes que venerava há muitos anos”. Em 2018, o ateliê Gazete Azulejos, do Porto, desafiou-a para uma coletiva em azulejo, “um suporte completamente diferente”.

De então para cá surgiram mais colaborações, encomendas privadas, novos convites. Para o Fazunchar foi ao contrário: ao apelo que lhe foi feito, Mariana respondeu com um desafio. E se fossem azulejos? “Era algo que já queria há algum tempo, fazer painéis, com uma escala maiorzinha. Faz todo o sentido num sítio público”, depois de já ter criado para hotéis, restaurantes e uma loja.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.