Assinar
Música

Ricardo Alves Pereira lança hoje “The Foundation”

O guitarrista de Leiria intepreta obra do espanhol Fernando Sor, referência do período clássico e do romantismo.

Guitarrista de Leiria lança disco a solo inspirado na obra de Fernando Sor CORDASONORA

Um dos músicos mais famosos do período clássico e do romantismo, o compositor e guitarrista espanhol Fernando Sor (1778-1839), inspira o novo disco a solo de Ricardo Alves Pereira. “The Foundation” é lançado esta sexta-feira, 12 de agosto, e é dedicado ao repertório para guitarra clássica. Nele, o músico de Leiria interpreta a coleção integral de obras publicadas pela primeira vez por Sor em 1836, conhecidas como “Introduction à l’Étude de la Guitare, Op.60”.

Ao todo são 25 obras de dificuldade progressiva, avança o músico. O repertório contém “as fundações da técnica e musicalidade da guitarra clássica”, juntando-lhes Ricardo Alves Pereira “um novo título para partilhar uma mensagem adicional”, que se desenvolve a partir da ideia “de que uma base sólida não passa apenas por ferramentas intelectuais, mas também pela experiência humana”.

Fernando Sor foi, à época, “considerado o melhor guitarrista do mundo”, pelo “virtuosismo, musicalidade e habilidade composicional”, que estava “além de de qualquer dos seus contemporâneos”, recorda Ricardo Alves Pereira, que frequentemente interpreta ao vivo composições do espanhol.

“The Foundation” foi gravado com uma guitarra clássica feita para Ricardo Alves Pereira em 2009 pela luthier espanhola Ana Espinosa e dele foram já divulgados três singles, que podem ser ouvidos nas plataformas de streaming do músico, que integra o ensemble The Wandering Bard e o Leyriath Assemblage.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.